A implementação do caminho de ferro em Portugal teve como maior figura impulsionadora o então Ministro das Obras Públicas, Fontes Pereira de Melo. Entre as vozes contra o projecto contaram-se algumas ilustres figuras da época como Herculano e Garrett, mas o empreendorismo e tenacidade política de Fontes Pereira de Melo levou a melhor, com a inauguração em 28 de Outubro de 1856 do primeiro troço de via férrea, entre Lisboa e o Carregado. Apesar do atraso em relação ao seu aparecimento na generalidade dos países europeus, o comboio foi provavelmente durante os anos remanescentes do século XIX e durante todo o século XX, o maior motor de desenvolvimento da economia nacional, e ainda o meio que permitiu aproximar entre si regiões que sofriam dum isolamento crónico e endémico, responsável por algumas das maiores assimetrias sociais da população portuguesa.
Nesta coleção é pois dedicado um espaço importante à visão histórica do aparecimento do comboio no nosso país, mas também ao seu papel dinamizador do tecido produtivo e à sua relevância social. Através de documentários e de pequenas peças jornalísticas, aqui se dará uma visão tanto quanto possível abrangente e diversificada daquele que, pese embora alguma perda de protagonismo nas últimas décadas, permanece ainda como um meio de transporte decisivo na evolução do país.