Caminho de Ferro

00:19:21

Documentário sobre a Companhia do Caminho de Ferro de Benguela, responsável pela exploração da linha ferroviária de Angola que assegura a ligação entre o Lobito e Luau, as Oficinas Gerais e os serviços sociais prestados aos seus trabalhadores.

  • Nome do Programa: Caminho de Ferro
  • Nome da série: Angola 70
  • Locais: Angola
  • Temas: Ciência e Tecnologia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realização: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Comboio em movimento estabelecendo a ligação entre Angola e o Congo; mapa com a localização de várias cidades angolanas e o itinerário do comboio; responsável pela empresa refere o estatuto, organização, história, evolução e contribuição da mesma no que se refere ao desenvolvimento de algumas cidades angolanas. 01h09m04: Freios e rodas do comboio; pessoas entram e saem do comboio numa estação ferroviária; panorâmicas das paisagens africanas e de povoações a partir do comboio em movimento alternado com maquinista na cabine e passageiros no restaurante e nas carruagens do comboio com voz off a referir os serviços prestados e os benefícios deste transporte no desenvolvimento de Angola. 01h11m41: Vista aérea do comboio chegando à cidade de Nova Lisboa com destaque para as instalações das "Oficinas Gerais"; responsável pela oficinas explica as funções e responsabilidades da mesma, nomeadamente a conservação do material circulante; trabalhadores exercem atividades metalúrgicas (fundição) e na oficina de máquinas; locomotiva erguida para manutenção; comboio a vapor abandona as instalações das Oficinas Gerais. 01h16m29: Responsável pela oficinas salienta a formação facultada aos trabalhadores pela empresa, bem como o apoio social, quer na atribuição de habitação aos funcionários, quer na prestação de um sistema de ensino aos seus filhos; aulas de formação em várias áreas da indústria ferroviária; habitações; crianças em sala de aula e a brincar em piscina e baloiços; comboio a vapor em movimento.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .