João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu no dia 30 de julho de 1940, em Serpa. Foi ator e realizador. Após a infância muda-se para Lisboa com os pais e o avô materno. Estudou canto e integrou o coro da Juventude Musical Portuguesa, ao mesmo tempo que prosseguia os estudos, primeiro no Colégio Visconde de Castelões e depois no Liceu Camões. Ingressa na Faculdade de Direito, e desiste, optando por se diplomar em Teatro, no Conservatório Nacional.
Estreou-se no teatro na peça "Leonor Telles", ainda estudante, a convite do seu professor Francisco Ribeiro (Ribeirinho), produzida pelo Teatro Nacional Popular, instalado no Teatro da Trindade.
Passa pelo Teatro Moderno de Lisboa, uma companhia renovadora do teatro português dos anos 60. Contratado por Vasco Morgado estreia-se no teatro de revista. Pela mesma altura faz as primeiras digressões em África, e depois muda-se para o Teatro ABC.
Participa no "V Grande Prémio TV da Canção Portuguesa" em 1968 com a canção "Pouco mais".
Após o 25 de Abril de 1974 concebeu o seu primeiro programa televisivo "Nicolau no País das Maravilhas", e neste programa lança Herman José, numa rábula intitulada "Senhor feliz e Senhor contente". Foi diretor de atores e coautor da primeira telenovela portuguesa "Vila Faia" em 1982. Em 2005, após 25 anos de ausência no teatro, regressa aos palcos para interpretar o monólogo "Esta Noite Choveu Prata".
Funda a sua própria produtora de televisão "NBP Produções", onde desempenha as funções de administrador, produtor e realizador.
Em televisão participou como ator e realizador em inúmeras séries e novelas das quais de destacam "Gente Fina é outra coisa", "Vila Faia", "Eu Show Nico", "Os Homens da Segurança", "Origens", "Nico d'Obra", "A Ferreirinha", entre outras, e apresentou os Festivais RTP da Canção em 1990 e em 1994.
No cinema, participou em vários filmes, como, "O Barão de Altamira", "Jaime", "Os Imortais", "A Bela e o Paparazzo", "O Contrato", "Teia de gelo", "7 Pecados Rurais", "Os Gatos não têm Vertigens".
Recebeu três Globos de Ouro para Melhor Ator, com os filmes "Kiss Me", "O Milagre Segundo Salomé" e "Os Imortais". Fez dobragens em vários filmes infantis.
Em 1993 é candidato à Câmara Municipal de Serpa pelo CDS-PP e em 2013 foi candidato à Assembleia Municipal de Sintra pelo PND.
No Festroia - Festival Internacional de Cinema de Troia foi-lhe atribuído o "Golfinho de Ouro", como reconhecimento da sua carreira ao serviço do Cinema.
Foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito, em 2005, e pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a título póstumo, em 2016.
Morreu a 14 de março de 2016, na sua casa de Lisboa.