Terra Humana – Parte II

00:24:34

Segunda parte do programa de informação apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, assente numa reportagem do jornalista Paulo Costa sobre os vestígios arqueológicos encontrados no Algar do Bom Santo, na Serra do Montejunto, nomeadamente uma necrópole neolítica subterrânea.

  • Nome do Programa: Terra Humana
  • Nome da série: Actual Reportagem
  • Locais: Serra de Montejunto
  • Temas: Ciência e Tecnologia, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Paulo Costa Agradecimentos ao Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR) e à Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente (AESDA).
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Interior da gruta onde se destacam ossadas e continhas de xisto, que constituíam colar colocado junto de morto; José Morais Arnaud, arqueólogo observa as contas na gruta; Gustavo Marques, arqueólogo, analisa ao microscópio contas de xisto encontradas em necrópole localizada em Sesimbra e recolhe dados de informação alternado com contas numeradas e arrumadas. 02m39: José Morais Arnaud destaca a importância dos estudos de proveniência dos artefactos arqueológicos para o estudo das relações entre os grupos humanos de determinada época alternado com pulseiras e braceletes encontrados nos ossos encontrados. 04m37: Crânios com vestígios de trepanações cicatrizadas; dentes molares com sinais de desgaste devido ao tipo de alimentação da época; José Morais Arnaud destaca as condições da zona para a prática de agricultura e a presença humana na serra; casa temporariamente cedida pelos Serviços Florestais, onde os arqueológos estabeleceram o seu local de trabalho e desenham mapas das grutas, os espólios e ossos descobertos e fazem a separação, limpeza e catalogação dos artefactos encontrados, com destaque para vaso intacto. 10m00: Margarida Santos limpa pote de barro proveniente da serra e Moisés Costa Santos, técnico de restauro, reconstrói vaso de cerâmica no Laboratório do Museu de Arqueologia em Lisboa; vestígios arqueológicos nomeadamente amuletos e machados; José Morais Arnaud mostra o que acreditam ser uma flauta de osso; veados na reserva de caça do Monte da Várzea na Serra de Portel. 13m39: Homem corta pata de veado e retira-lhe o osso na presença de José Morais Arnaud; Emanuel Carvalho, técnico de arqueologia, faz uma réplica da flauta com ferramentas modernas e refere a complexidade do fabrico da peça. 15m22: Coleção de flautas ditas ?primitivas? acondicionadas no Museu de Etnologia em Lisboa, Pedro Caiado, etnomusicólogo e responsável pela coleção, toca algumas das flautas; Pedro Caiado, Joaquim Carmelo, professor universitário de música, e Joaquim Pais de Brito, diretor do museu, observam a réplica e concluem que o artefacto não é uma flauta. 17m41: Cidália Duarte, antropóloga, analisa e mede crânios e ossos humanos, recolhe amostra e regista os dados em laboratório; interior da gruta destacando-se a ?Sala da Caçadora? de difícil acesso onde se encontram ossadas e artefactos alternado com Cidália Duarte destaca aspetos observados nos ossos e artefactos colocados junto de morto; equipa de espeleólogos e arqueólogos arruma equipamento e sai da gruta; José Morais Arnaud elogia o Estado pelo seu apoio e mobilização de meios e técnicos para a realização da escavação; jipe abandona o local. 23m58: José Manuel Barata-Feyo introduz o tema da próxima reportagem e conclui o programa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .