Terra Humana – Parte I

00:28:49

Primeira parte do programa de informação apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, assente numa reportagem do jornalista Paulo Costa sobre os vestígios arqueológicos encontrados no Algar do Bom Santo, na Serra do Montejunto, nomeadamente uma necrópole neolítica subterrânea.

  • Nome do Programa: Terra Humana
  • Nome da série: Actual Reportagem
  • Locais: Serra de Montejunto
  • Temas: Ciência e Tecnologia, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Paulo Costa Agradecimentos ao Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR) e à Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente (AESDA).
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

10m40: Vistas da Serra de Montejunto alternado com homem idoso e burro puxam carroça; jipe em movimento na serra ilustrado por mapa da região; espeleólogos da Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente (AESDA) procuram fendas e cavidades naturais e escavam pequeno orifício; Rui Mergulho, espeleólogo, recorda a descoberta da gruta no Algar do Bom Santo em junho de 1993 alternado com vídeo amador dos trabalhos realizados em junho de 1993. 15m45: Frederico Regala, espeleólogo, caminha no interior da gruta, destaca os achados arqueológicos encontrados e recorda a experiência; Rui Mergulho caminha no interior da gruta, segurando-se a fio; pedras e ossos; jipe em movimento na serra; arqueólogos chegam ao local, preparam mantimentos, vestem os fatos-macaco, colocam capacete de proteção, ligam o gerador e entram na gruta. 19m18: Grafismos; arqueólogos marcam quadrículas, escavam com pincéis, recolhem vários vestígios e terra e fazem medições, alternado com declarações de Emílio Tejada, arqueólogo, e de Sonja McCarvey, antropóloga (legendadas), sobre a satisfação da experiência; técnicos de arqueologia fazem o levantamento topográfico da gruta; Rui Mergulho destaca a dificuldade de topografar a gruta; grafismos. 24m12: Cidália Duarte, antropóloga, refere aspetos e características dos ossos e necrópole encontrados na gruta; equipa tira fotografias ao local; José Morais Arnaud, arqueólogo, refere os métodos utilizados e a existência de partes não escavadas chamadas de ?testemunho arqueológico?; grafismo; ossos na chamada Sala da Concha; Cidália Duarte refere os ossos encontrados na referida sala. 27m09: Interior da gruta onde se destacam ossadas; grafismos; pegadas alternado com José Morais Arnaud refere a possibilidade das pegadas encontradas serem do período neolítico; estalactites, estalagmites e formações calcárias nas paredes da gruta alternado com José Morais Arnaud anda pela gruta e observa. 30m31: Ossadas destacando-se esqueleto que ficou conhecido por Noiva ou Branca de Neve e artefactos; Cidália Duarte refere o impacto da morte e os ritos funerários, alternado com ossadas, José Morais Arnaud tira fotografias, grafismo e interior da ?Sala das Pulseiras? onde se encontram compressões calcárias e ossos com pulseiras; Rui Mergulho caminha na gruta; ossadas. 34m50: Ossadas e crânios na Sala das Pulseiras e destaque para pó ocre que cobre alguns dos ossos alternado com Cidália Duarte refere a importância que as populações atribuíam ao crânio no ritual funerário e do culto dos mortos e interior da gruta destacando-se grande bloco de pedra (o altar) e dois machados de pedra polida.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .