Passagem de Mariana

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Fruto da aventura bandeirante pelo interior brasileiro, o ouro de Minas Gerais constituiu o recurso necessário à proliferação da arquitetura barroca erigida no litoral do Brasil no século XVIII, uma história que se inicia na Rota de Parati, porto de saída do ouro de Minas Gerais para Portugal. Neste episódio, a formação de uma cultura luso-brasileira da qual o Barroco é expressão e Património da Humanidade e que nos conduz à cidade de Mariana.

  • Nome do Programa: Passagem de Mariana
  • Nome da série: O Barroco nos Caminhos do Ouro
  • Locais: Brasil
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Trechos do Filme “Os Bandeirantes” de Humberto Mauro, 1940 Apresentação e roteiro: Reinaldo Varela Texto: Manuel Gama Realização: Reinaldo Varela
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reinaldo Varela faz uma pequena introdução ao programa. Paraty, fachada de igreja de Santa Rita; barco atravessa canal; casario; imagens de arquivo de filme "Os Bandeirantes" (1940), de Humberto Mauro; caminho de pedras em floresta. Vila Mariana, ponte e fachadas de edifícios; população em rua; parte de fachada de igreja e pormenores da mesma; escadaria de pedra e praça; sino da torre da igreja a tocar; rua e igreja ao fundo; fachada de igreja iluminada; locomotiva antiga em andamento; vista panorâmica da cidade do Estado de Minas Gerais; fontanário; estrada entre serras. Vista panorâmica da cidade Ouro Preto; troço de estrada que liga Ouro Preto a Mariana;fachada de edifício barroco. Cidade Mariana (homenagem à Dona Mariana da Áustria, mulher do rei Dom João V); fachada da igreja de Nossa Senhora da Glória, torre sineira deste templo; vista da cidade; fachadas de casas e da igreja de Nossa Senhora da Assunção, Sé da Diocese de Mariana; ruas desta cidade; varandas de edifícios barrocos; museu de Arte Sacra, num edifício do século XVII construído pelo arquitecto José Pereira Arouca; Vista da igreja de São Pedro dos Clérigos; estudantes caminham na rua; chafariz; vista da praça principal da cidade ladeada pelas igrejas de São Francisco de Assis e pela igreja Nossa Senhora do Carmo, Pelourinho e Casa da Câmara e da Cadeia; Pelourinho e fachada de edifício da Câmara e da Cadeia; escadaria e fachada de igreja de São Francisco de Assis, datada 1763, porta principal e esculturas na fachada; fachada de igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, de estilo Rococó, edificada em 1783; Pelourinho da cidade; fachada de igreja da Sé; altar-mor, tectos pintados alusivos à história da época; retábulo de Nossa Senhora da Assunção em altar-mor; imagem barroca de Cristo crucificado e de Nossa Senhora; duas ordens de cadeirais ornamentadas de inspiração chinesa; altar lateral em talha dourada e estátua de Nossa Senhora do Rosário; pormenor deste altar com anjos esculpidos em madeira; altares laterais; órgão Arp Schniger, pormenores de decoração deste instrumento musical. Ribeiro, percurso de água, vegetação; vista das montanhas e do mar. Paraty, vista da cidade e montanhas; pinturas alusivas o quotidiano de Paraty; canhão e barco de pesca artesanal; barco a remo e traineira navega nas margens do rio; igreja de Santa Rita, datada 1722; reflexo deste templo na água; torre da igreja; casas desta cidade; janelas; empedrado de ruas da cidade; águas-furtadas; homem conduz carroça por rua; fachada de edifício; ruas; varandas; idosos em banco de jardim; placas de identificação de arruamentos; criança brinca no jardim; fachada de igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; fiéis durante cerimónia religiosa naquele templo; altar-mor; estátua de Nossa Senhora dos Remédios; crianças durante cerimónia tradicional de coroação do Imperador do Divino Espírito Santo; rapaz durante aquele ritual; fiéis beijam fitas de altar; procissão percorre ruas; homem em janela com candelabro de velas; banda toca nas ruas.

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