O Misterioso Porto da Estrela

00:25:49

Fruto da aventura bandeirante pelo interior brasileiro, o ouro de Minas Gerais constituiu o recurso necessário à proliferação da arquitetura barroca erigida no litoral do Brasil, no século XVIII, cuja história se inicia na Rota de Parati, porto de saída do ouro de Minas Gerais para Portugal. A formação de uma cultura luso-brasileira da qual o Barroco é expressão e Património da Humanidade e que nos conduz neste episódio ao culto de Santo António na cidade do Rio de Janeiro, e ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, bem como às ruínas do Porto da Estrela, na Baía da Guanabara, entreposto comercial mandado erigir por Dom João V.

  • Nome do Programa: O Misterioso Porto da Estrela
  • Nome da série: O Barroco nos Caminhos do Ouro
  • Locais: Brasil
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação e roteiro: Reinaldo Varela Texto: Manuel Gama Realização: Reinaldo Varela
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reinaldo Varela faz uma pequena introdução ao programa. Mapa do Rio de Janeiro, gravuras da época; Chafariz construíso pelo mestre Valentim da Fonseca e Silva, esfera armilar no topo e do brasão; homem de canoa com mapa sobreposto assinalando: Rio de Janeiro e Porto de Estrela. Gravuras do Convento e Igreja de Santo António, fachada da igreja com destaque para o nicho com a figura de Santo António sempre iluminada; plano geral da porta principal e escultura no topo, claustros, pátio interior com jardim e lápide na parede dos claustros; altar com a Nossa Senhora da Imaculada Conceição no Claustro do Convento; cruz com Cristo Interior de Igreja em talha dourada e altar-mor dedicado a Santo António, grande plano do Santo que ilustra estilo barroco desta igreja franciscana; Brasão e altares de cruzeiro dedicados a São Francisco e a Nossa Senhora da Conceição esculpidos e dourados em 1627 e restaurados no século XVIII por Frei Lucas Francisco, plano geral dos retábulos com os santos; púlpito da igreja, várias figuras de santos, altar de Frei Fabiano de Cristo, retrato a óleo e seu túmulo no claustro do convento. Sacristia da Igreja de Santo António, tectos com painéis pintados alusivos ao santo; móvel em jacarandá; painel de azulejos alusivos ao Santo António, datado do século XVIII; lavábulo de mármore na sacristia. Vista aérea do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, durante a festa de Santo António, romaria, população no interior e no exterior da igreja, missa, figura de Santo António com o menino ao colo; arraial popular com tendeiros e populares no Largo da Carioca; distribuição de pães no largo promovida pela Associação de Amigos da Rua Carioc; banda de música a tocar tema português. Vista aérea do Largo da Carioca; fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, inaugurada em 1736, interior revestido a talha dourada com ornatos esculpidos na fachada, capela-mor e tecto pintado, homens a restaurar a capela. Cristo em talha dourada, da autoria de Manuel de Brito; Cristo crucificado na visão de São Francisco de Assis, no altar-mor, ilustram a influência da escola de talha de Lisboa na estatuária e talha; púlpito de anjos esculpidos e de nichos vazios. Capela de Nossa Senhora da Conceição; esculturas e anjos esculpidos em talha dourada, uma obra da escola de Lisboa ilustram este estilo introduzido por entalhadores lisboetas no Rio de Janeiro.; imagens de santos para restauro. Cidade de Congonhas do Campo, a região tem em volta o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Património da humanidade), e considerada a obra barroca mais importante do Brasil, e a de valor mais inestimável, por conter as 12 esculturas mais reverenciadas de Aleijadinho e um conjunto enorme (mais de 100 esculturas) em cada capela; centro histórico da cidade.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .