Por Alcunha, o Aleijadinho

00:26:15

Fruto da aventura bandeirante pelo interior brasileiro, o ouro de Minas Gerais constituiu o recurso necessário à proliferação da arquitetura barroca erigida no litoral do Brasil, no século XVIII, cuja história se inicia na Rota de Parati, porto de saída do ouro de Minas Gerais para Portugal. A formação de uma cultura luso-brasileira da qual o Barroco é expressão e Património da Humanidade e que nos conduz neste episódio à obra do escultor brasileiro António Francisco Lisboa, conhecido pela alcunha de "O Aleijadinho", patente em várias cidades do Estado Mineiro, com especial incidência em Ouro Preto.

  • Nome do Programa: Por Alcunha, o Aleijadinho
  • Nome da série: O Barroco nos Caminhos do Ouro
  • Locais: Brasil
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação e roteiro: Reinaldo Varela Texto: Manuel Gama Realização: Reinaldo Varela
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reinaldo Varela faz breve resumo de tema do programa. Congonhas do Campo, vista da cidade; fachada de Santuário do Bom Jesus de Matosinhos; coqueiros; populares; estátuas representando os doze profetas do Antigo Testamento em escadaria daquele templo; polícia junto de estátua de profeta. Cidade Ouro Preto; fachada da igreja de São Francisco de Assis; fachada deste templo; baixo-relevo representando São Francisco de Assis; baixo-relevo representando Nossa Senhora da Conceição; pormenores escultóricos daquela fachada; estátuas de São Francisco e de Nossa Senhora em interior daquela igreja; altar-mor, estátuas de São Luís e da Rainha Santa Isabel da Hungria; vista geral de altar-mor e abóbada; pormenores de talha daquele altar. Medalhão em tecto representando Santo António de Lisboa; andaimes no altar; pintura em tecto da autoria de Manuel da Costa Ataíde; painéis de madeira representando vida de Abraão; painéis de madeira alusivos à Última Ceia de Cristo e Lava-pés aos Apóstolos; altares laterais com estátuas de santos franciscanos; interior da sacristia lavabo de pedra, símbolo da ordem franciscana; estátua de São Francisco abraçado a Cristo na Cruz; retábulo alusivo ao Milagre das Rosas da Rainha Santa Isabel de Portugal, da autoria de Francisco Xavier Gonçalves; tecto com fescos; vista geral da praça; fachada de Museu da Inconfidência Mineira; fachada de Escola de Minas, situada no antigo Palácio dos Governadores; escadaria e fachada de igreja da Ordem Terceira do Carmo. Calçada e Passo de Via Sacra; chafariz de António Dias; calçada e igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; populares conversam no adro da igreja; pintura em tecto de nave principal da Matriz; pormenores de talha de altar-mor; vista geral deste altar; estátua de Nossa Senhora da Conceição; estátua de Santa Bárbara; estátua de São João Nepomuceno; altar de São Miguel Arcanjo; estátua deste santo; sepultura de António Francisco Lisboa; escultura de São Francisco de Paula; montanhas; caminho de pedras em floresta; torre de igreja com o sino a tocar; fachada de igreja; bicas em fonte.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .