Estúdio fotográfico de Nuno Calvet
Programa dedicado ao fotógrafo Nuno Calvet e à sua atividade ilustrada com ensaio fotográfico e reflexão sobre a fotografia enquanto documento que fixa um tempo e momento.
Resumo Analítico
Fotografias de Isabel, modelo, durante sessão fotográfica; Nuno Calvet refere a importância de limpar o chão do estúdio e os materiais que são aplicados no mesmo mediante o tipo e os objetos utilizados numa sessão fotográfica enquanto coloca fita-cola na sola de um sapato. 52m09: Nuno Calvet entrega sapato a Isabel que o calça e presta indicações no âmbito da sessão; parte inferior do vestido de Isabel; Nuno Calvet mede luz do estúdio através do fotómetro ao mesmo tempo que presta indicações a Isabel; Isabel aguarda pelo início da sessão; Isabel durante ensaio fotográfico enquanto Nuno Calvet lhe fornece indicações, alternado com fotografias de Isabel. 58m55: Entrevista a Isabel sobre a sua carreira enquanto modelo fotográfico, ordenado e estado civil; Nuno Calvet prepara equipamento no estúdio para sessão fotográfica e coloca ampulheta em cima de mesa still com fundo infinito com voz off do próprio que refere a fotografia comercial e publicitária enquanto forma de subsistência e a importância de manter a lucidez e não sei deixar levar pelo sistema. 01h01m29: Equipa de filmagens conversa com turistas junto ao Cais das Colunas no Terreiro do Paço em Lisboa, enquanto Nuno Calvet tira fotografias a homem encostado a muro alternado com fotografia; homem sentado junto ao Cais das Colunas; Nuno Calvet tira fotografias alternado com barcos atracados; homem idoso escreve em papel; jovens a conversar; homem brinca com criança; Nuno Calvet comenta o mundo exterior e interior das pessoas e a união de ambos, enquanto olha e segura fotografia de homem e mulher e reflete sobre o momento em que captou essa imagem, alternado com essa mesma fotografia; pessoas passam tempo no Cais das Colunas. 01h05m28: Fotografias de várias situações e pessoas alternado com exterior de edifício da Avenida 24 de Julho em Lisboa e com voz off que considera a fotografia enquanto documento; homens à entrada de edifício com roupa estendida; mulher com bebé ao colo e crianças na varanda; placa toponímica (identificativa) da "Rua da Fábrica da Pólvora" com voz off sobre a captação de imagens em movimento de fachada de edifício que foi anteriormente fotografada e reflete sobre o tempo capturado no cinema e na fotografia.