Actualidade Política – Parte II

00:28:34

Segunda parte do debate moderado pelo jornalista Mário Crespo com a participação Álvaro Cunhal, secretário geral do PCP e Francisco Lucas Pires, presidente do CDS, sobre a situação política, económica e social do país e as vantagens e desvantagens da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE).

  • Nome do Programa: Actualidade Política
  • Nome da série: Actualidade Política
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Crespo, Álvaro Cunhal, Francisco Lucas Pires
  • Temas: Economia e Finanças, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Mário Crespo. Produção: Teresa Claro. Coordenação: José Cândido Sousa. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Francisco Lucas Pires expõe as ideias do CDS para a reforma fiscal e dá o exemplo dos impostos imputados na compra de uma casa, sublinha que é fundamental que o Estado reoriente os seus investimentos para as obras públicas e infraestruturas, como por exemplo melhorar as comunicações, referente à segurança, diz que a criminalidade continua a aumentar, sendo necessário valorizar a polícia e lembra a Lei de Segurança Interna proposta pelo CDS, diz que a Justiça tem de ser operacional e que a corrupção não está a ser combatida, propondo a solução de acabar com o excesso de intervencionismo do Estado, afirma que a contração de despesas correntes deve incidir no interior de todos os Ministérios, no aumento dos salários dos funcionários públicos e na mobilidade interna e que se deve evitar o aumento de postos administrativos, dando o exemplo da Fundação Calouste Gulbenkian. 10m14: Álvaro Cunhal critica as estruturas económicas defendidas pelo CDS, nomeadamente o programa de racionalização do serviço público, acusa o PSD e o CDS de luta pela liderança, analisa a integração de Portugal na CEE, que arruína milhares de PME, fala da problemática das pescas com a entrega de águas portuguesas aos espanhóis, sublinha que Portugal não é competitivo e lembra que o PCP nunca foi contra a cooperação de Portugal com países da CEE mas é sim contra a integração. 19m07: Francisco Lucas Pires define como "falso nacionalismo" a posição de Álvaro Cunhal relativamente à adesão de Portugal à CEE, sublinha que a União Soviética não aceita um bloco comercial forte como a CEE e que procurou sempre boicotar a CEE, diz que esse fator determina a posição do PCP na adesão de Portugal à CEE, pensa que a CEE impõe um desafio positivo ao país e que é uma grande oportunidade comercial, que para os emigrantes é uma situação favorável e lembra que o interior do país fica mais próximo da Europa. 25m14: Álvaro Cunhal acusa Francisco Lucas Pires de não conseguir demonstrar as vantagens na adesão à CEE, lembra que o povo português é que decide a realidade política e confia nas próximas eleições legislativas marcadas para 6 de Outubro; Francisco Lucas Pires diz que o CDS é antissocialista e que a politica apresentada pelo PCP de salvação nacional seria de afundamento nacional.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .