Actualidade Política – Parte II

00:48:43

Segunda parte do debate moderado pelo jornalista Mário Crespo com a participação de António de Almeida Santos, presidente do PS, Álvaro Cunhal, secretário geral do PCP, e Francisco Lucas Pires, presidente do CDS, sobre a situação política, económica e social de Portugal, em período de pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas.

  • Nome do Programa: Actualidade Política
  • Nome da série: Actualidade Política
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Crespo, António Almeida Santos, Álvaro Cunhal, Francisco Lucas Pires
  • Temas: Economia e Finanças, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Mário Crespo. Produção: Teresa Claro. Coordenação: José Alberto Machado. Edição: José Cândido Sousa. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Álvaro Cunhal tece comentários sobre a situação económica do país e dirige-se diretamente a António de Almeida Santos sobre várias questões destacando a venda das reservas de ouro do Banco de Portugal, sendo que António de Almeida Santos lhe responde salientando que o governo não vendeu/hipotecou o ouro e que Álvaro Cunhal não tem autoridade para falar sobre o assunto. 08m35: António de Almeida Santos refere a compreensão por parte dos portugueses das medidas de austeridade, critica as medidas adotadas e aplicada pelo governo liderado pela coligação Aliança Democrática, destaca a posição de equilíbrio do PS na vida política, a redução do ritmo de endividamento, a privatização da banca e o aumento do consumo, em resposta direta às críticas de Álvaro Cunhal. 17m58: Francisco Lucas Pires responde às criticas de António de Almeida Santos, refere o falhanço das políticas e medidas do PS e PSD, a ameaça ao desenvolvimento do país proporcionada pelo PCP, a necessidade de se alterar a legislação laboral, a conjuntura negativa que o VIII Governo enfrentou e a importância de se rever a Constituição. 28m01: Álvaro Cunhal comenta as políticas contrárias às nacionalizações e à reforma agrária, o aumento da exploração dos trabalhadores e da burocracia na gestão das empresas públicas, a defesa do apoio das formações económicas e a oposição à entrega dos recursos nacionais ao capital estrangeiro e a dívida externa excessiva. 40m20: António de Almeida Santos responde às críticas de Francisco Lucas Pires, admite a revisão da Constituição para a adaptar aos restantes países da Comunidade Económica Europeia (CEE), responde às acusações de Álvaro Cunhal e de Francisco Lucas Pires, refere o controlo da inflação e a oposição ao liberalismo defendido pelo CDS.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .