A Ilha de Deus – Parte II

00:25:20

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre as gentes e religiões que convivem amistosamente na Ilha de Moçambique "Muipiti", situada no interior da BaÍa do Mossuril na província de Nampula, considerada em 1991 Património Mundial pela UNESCO, mas onde não existe água canalizada, se registam faltas constantes de energia, e o património arquitetónico se encontra em ruínas, uma reportagem do jornalista Paulo Dentinho.

  • Nome do Programa: A Ilha de Deus
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Ilha de Moçambique
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Paulo Dentinho
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: Paulo Dentinho. Locução: Jorge Moreira. Produção e Realização: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Largo e Palácio Museu de São Paulo; escudo português em pedra; retratos a óleo de Dom João de Castro, Luís de Camões e de Dom Sebastião; interior do palácio com porcelanas orientais e mobiliário indo português; telhado do museu em obras, colocação de nova cobertura e substituição da telha portuguesa; vista geral da ilha. 28m34: Habitações degradadas e telhados; declarações de Luís Filipe Pereira, historiador, sobre a falta de verbas para a recuperação dos edifícios da ilha. 29m41: Capela do Baluarte, estilo manuelino, erguida em 1522, monumento português mais antigo na costa oriental de África; pormenores da degradação; declarações de Xehe Hassan, Confraria Kadilia, sobre a necessidade de recuperação. 31m02: Pescadores regressam da faina; mulheres apanham caranguejos e ameijoas na praia; mulheres com carga à cabeça atravessam a ponte; barco à vela a navegar; Hassan conversa com muçulmano no exterior da sua loja que vende bebidas alcoólicas; declarações de Hassan. 33m33: Exterior da Delegação Distrital do Concelho Islâmico da Ilha de Moçambique; jovens leem o Corão; interior do edifício com jovens a orar; jovem entoa cântico de fieis na mesquita; jornalista Paulo Dentinho entrevista Aynadine, Conselho Islâmico, sobre o ensino do Corão e envio para universidades do Sudão e Egito; aula de Corão; jovem entoa cântico do chamamento para a oração do final do dia; plano próximo dos pés; homens descalçam-se e entram na sala de oração 36m19: Ruas da cidade de Makuti; velho artesão ourives a fazer um colar; mulher com rosto descoberto compra brinco; declarações de Cácimo Mussagi e Ismael Viega, sobre a mistura das religiões. 39m02: Fortaleza de São Sebastião, mandada construir em 1522, por Dom João de Castro; muralhas; canhões na porta principal; interior; guia explica a maquete da fortaleza de grandes dimensões; balas de canhão; canhões. 41m06: Cruzes na porta do cemitério católico e campo santo islâmico; crematório hindu; casal de hindus no templo; vaca sagrada em barro na sala de culto; objetos de culto da religião Hindu; preces à deusa Xiva; declarações de Barath Jani, sacerdote Hindú. 43m44: Fotografo de rua; fila de jovens para tirar fotografias tipo passe; entrevista com jovem Américo que se converteu e mudou de nome e de religião; monumentos e casa degradadas; interior da delegação da Oikos com Ali a trabalhar; jogo de futebol com Ali como treinador; declarações de Ali, Confraria Kadilia, sobre a separação que existe na religião e política. 47m07: Exterior e interior da igreja de Santo António, missa de protestantes com Armando Costa a orientar a missa 47m55: Populares veem televisão no Museu de Arte Sacra com a presença do padre Lopes; vida quotidiana da ilha. 50m20: José Manuel Barata Feyo entrevista o jornalista Paulo Dentinho sobre a situação geral em Moçambique.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .