1969 – I Parte

00:34:24

Primeira parte do programa apresentado por Júlio Isidro destinado a relembrar os acontecimentos musicais e cinematográficos do ano 1969, com especial atenção para os acontecimentos ocorridos em Espanha nesse ano, com os convidados Maria Velho da Costa, Escritora; Eugénio Salvador, Ator; Samuel, Rita Guerra, Lenita Gentil e Simone de Oliveira, Cantores; e interpretações dos músicos residentes do programa, Dulce Pontes, Tó Leal, Pedro Malagueta, Vera de Vilhena e Isabel Campelo e Paulo de Carvalho.

  • Nome do Programa: 1969
  • Nome da série: REGRESSO AO PASSADO II
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Rita Guerra, Júlio Isidro, Maria Velho da Costa, Eugénio Salvador, Samuel, Lenita Gentil, Simone de Oliveira, Dulce Pontes, Tó Leal, Pedro Malagueta, Vera de Vilhena, Isabel Campelo, Paulo de Carvalho
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: Júlio Isidro Produtor: José Manuel Rodrigues Realizador: Ricardo Andrea
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Júlio Isidro fala com Samuel sobre a sua carreira e sobre Paco Ibañez, músico espanhol. Imagem de arquivo de Paco Ibañez; Samuel interpreta "La poesía es un arma cargada de futuro" de Gabriel Celaya e "A galopar" de Rafael Alberti, originalmente interpretadas por Paco Ibañez. Júlio Isidro fala da pressão espanhola para tentar recuperar Gibraltar em 1969; imagens de arquivo de Gibraltar. Imagem de arquivo de Florbela Espanca, poetisa; Alexandra interpreta "Amar perdidamente" de Florbela Espanca. Júlio Isidro fala da revolta estudantil espanhola em 1969; imagens de arquivo de polícias espanhóis; capa de álbum de Joan Manuel Serrat, músico catalão. Rita Guerra interpreta "Manuel" de Joan Manuel Serrat; Pedro Malagueta interpreta "Como faz o vento" de Joan Serrat; Rita Guerra interpreta "Minhas gaivotas" de Joan Serrat; Pedro Malagueta interpreta "Ferro Velho" de Joan Serrat. Júlio Isidro fala do falecimento de dois escritores portugueses em 1968, Alves Redol e José Régio e do livro "Maina Mendes" de Maria Velho da Costa; imagens de arquivo: Alves Redol; José Régio; Biblioteca Nacional; entrevista em estúdio com Maria Velho da Costa sobre o lançamento do seu primeiro livro e sobre as mudanças sociais que ocorriam em 1969 e de 1969 até à actualidade. Lenita Gentil interpreta "Sombras da madrugada" de António Lampreia.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .