Pelo Andar da Carruagem – Parte II
Segunda parte da reportagem do jornalista Paulo Costa, sobre a situação dos transportes ferroviários em Portugal, com destaque para o caso da Linha do Tua, um dos ramais ameaçados de encerramento pela CP por razões económicas.
Resumo Analítico
Imagens de arquivo do TGV francês. 01h19m45: Explicações num quadro com giz de Almeida e Castro, professor universitário, do exemplo do TGV espanhol; cartaz com linha férrea "El Plan General de Ferrocarriles"; fotografia de obras de construção de linhas férreas. 01h20m38: Vista aérea de comboio em andamento; interior de carruagem de 1ª classe, passageiros a ler o jornal, a dormir, a conversar, a fumar, serviço de bebidas no comboio rápido Lisboa - Porto; declarações de passageiro sobre as vantagens de viajar no comboio rápido; carruagem restaurante, declarações de passageiro que se queixa da qualidade da refeição; comboio a parar de noite numa estação; viagem em 2ª classe: criança esfrega os olhos com sono; passageiros a dormir nos bancos e no chão; bagagens; entrevista com passageiros sobre as más condições da viagem em 2ª classe; cartoon alusivo ao tráfego de passageiros entre 1973 e 1983. 01h25m09: Passagem de comboio, passageiros atravessam passagem de nível; declarações de Rosalinda Gomes Morais, antiga guarda de passagem de nível, sobre o acidente em que ficou sem as pernas em 12 de janeiro de 1983, em Vila Nova de Gaia. 01h26m27: Fotografia de criança com a farda dos guardas de nível; José Rita Baião, auxiliar de estação da CP, desloca-se de bicicleta até ao local para mudar manualmente as linhas; passagem do comboio, José Rita Baião diz adeus. 01h27m52: Grafismo com cartoon sobre o pessoal em serviço na CP; manobras de carruagens de mercadorias no Entroncamento feitas manualmente. 01h28m58: Declarações de Fernando Freitas, da Comissão de Trabalhadores da CP; passagem de comboio; grafismo com cartoon dos deficit´s da CP. 01h29m45: Declarações de Amílcar Marques, antigo gestor da CP; grafismos com cartoon das viagens gratuitas na CP; das viagens com redução; imagens do descarregamento de adubos; fila de militares do exército na bilheteira; grafismo com os dados das indeminizações compensatórias pedidas e obtidas; carruagem dourada dentro de uma vitrine. 01h33m27: Declarações de Marques da Costa, antigo gestor da CP. 01h34m00: Vista aérea da Estrada Nacional nº 1 Alto da Serra com trânsito; passagem de autocarro expresso, interior do autocarro com televisão; passageiro a ler o jornal; serviço de refeição a bordo; fila de carrinhas de transporte na estrada. 01h35m08: Declarações de antigo gestor da CP; grafismos com os dados do Apoio do Estado aos Caminhos de Ferro na Europa; declarações de Marques da Costa; grafismo do tráfego de mercadorias; movimento de funcionários numa estação de mercadorias; comboio em andamento proveniente da Refinaria de Sines carregado de combustível. 01h38m41: Chegada de comboio à Estação do Rossio, saída de passageiros; vista aérea de comboio em andamento na Linha de Sintra; grafismo com os dados dos passageiros em hora de ponta; interior de carruagem com passageiros de pé; movimento intenso de passageiros na Estação do Rossio. 01h40m00: Declarações de Vilaça de Moura, do Planeamento da Linha de Sintra; movimento de comboios em estação que liga o Porto à Póvoa de Varzim, funcionário coloca manualmente o destino e o horário na Linha 2; interior da carruagem com passageiros; limpeza externa das carruagens com mangueira; passagem de comboio, guarda de nível mostra a bandeira no Cachão; vista geral do Complexo Industrial do Cachão; camião com destino ao Pinhão. 01h42m18: Declarações de Menéres Manso, da Administração do Complexo do Cachão, sobre a linha do Tua estar desatualizada; fotografia de locomotiva de 1932. 01h42m41: Declarações de antigo gestor, sobre o encerramento de estações e de linhas na Região do Norte e de Trás os Montes; declarações de antigos ferroviários, de antigo gestor, do representante da comissão de trabalhadores e do professor universitário. 01h45m14: Comboios em miniatura a circular; declarações de Maurício Levy, da Associação Portuguesa dos Amigos dos Comboios; linhas férreas com erva; declarações de popular transmontano, diz que quase toda o povo nunca andou de comboio; locomotiva parada numa estação abandonada.