A Pintura Antiga dos Mestres de Lisboa
Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a pintura antiga dos mestres de Lisboa da primeira metade do século XVI.
Resumo Analítico
Pintura e respetivos pormenores; Pedro Dias refere Lisboa como o local onde se concentravam os artistas nacionais e estrangeiros, pinturas "Aparição de Cristo à Virgem" (parte integrante do Políptico do Convento da Madre de Deus), "Chegada das Relíquias de Santa Auta à Igreja da Madre de Deus", "Partida de Colónia das relíquias de Santa Auta" e pintura (não identificada) da oficina do pintor Jorge Afonso. 05m57: Vista de Palmela destacando-se a Igreja do Castelo de Palmela; pinturas "São Tiago combatendo os Mouros", "Aparição da Virgem a um Mestre da Ordem de Santiago", "Investidura de um Mestre da Ordem de Santiago", "Pregação de São Tiago", "Cristo envia São Tiago e São João em Missão Apostólica", "Conversão de Hermógenes" e "O Corpo de São Tiago conduzido ao Paço da Rainha Loba" do Políptico do Convento de Santiago de Palmela atribuído a pintor flamengo e a colaborador do pintor Cristóvão de Figueiredo; pintura "Adoração dos Reis Magos" dos pintores Gregório Lopes e Jorge Leal. 09m21: Pinturas "Anunciação", "Adoração dos Pastores", "Adoração dos Reis Magos", "Cristo no Horto", "Enterro de Cristo" e "Ressurreição de Cristo" atribuídas a Gregório Lopes e auxiliares integrantes do Retábulo de Santos-o-Novo; pinturas "Adoração dos Reis Magos", "Apresentação do Menino no Templo" e "Fuga para o Egipto" do Retábulo do Convento do Paraíso. 12m55: Vista geral e panorâmica de Setúbal e exterior do Convento de Jesus; pinturas das séries "A Vida da Virgem", "A Paixão de Cristo" e "A Franciscana" do Retábulo da Igreja do Convento de Jesus de Setúbal; pinturas de Cristóvão de Figueiredo. 16m35: Exterior da Igreja e Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; pinturas "Deposição no Túmulo", "Exaltação da Santa Cruz" e "Ecce Homo" do Retábulo de Santa Cruz de Coimbra, de Cristóvão de Figueiredo; pinturas de caráter religioso. 19m52: Vistas gerais de Évora destacando-se a Igreja de São Francisco e os retábulos da autoria do pintor Garcia Fernandes; Tríptico da Aparição de Cristo à Virgem de Garcia Fernandes; pintura representativa da cura do enfermo pelos médicos São Cosmo e São Damião conservada no Museu Nacional Machado de Castro; interior de igreja com figuras religiosas; Pedro Dias refere a obra de Gregório Lopes e indica o quadro "Sermão de Santo António aos Peixes" exposto no Convento de Cristo em Tomar; pinturas de Gregório Lopes nomeadamente o "Martírio de São Sebastião", "Degolação de São João Baptista" e "Juízo Final" ou "Julgamento das Almas" conservado no Museu Nacional de Arte Antiga.