A Pintura Barroca das Oficinas de Lisboa

00:26:32

Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a presença da pintura Barroca em Portugal e os artistas estrangeiros e nacionais que se destacaram neste movimento cultural.

  • Nome do Programa: A Pintura Barroca das Oficinas de Lisboa
  • Nome da série: Imagens da Arte Portuguesa
  • Locais: Lisboa, Mafra
  • Personalidades: Pedro Reis
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, texto e apresentação: Pedro Dias. Produção e realização: Neves de Almeida.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Pedro Dias destaca a chegada de pintores estrangeiros em Portugal durante o século XVIII, em especial de Pierre-Antoine Quillard; pinturas representativas da cerimónia do lava pés e da coroação de Nossa Senhora de Pierre-Antoine Quillard; pinturas de elementos da nobreza e família real do artista Domenico Duprà no Paço Ducal de Vila Viçosa. 05m47: Pinturas do artista Jean-Baptiste Pillement; quadro representativo da última ceia de Parodi conservado na Igreja de Santa Isabel em Lisboa; tecto da portaria do Mosteiro de São Vicente de Fora da autoria de Vincenzo Bacherelli; altar mor e teto da autoria de Pascoal Parente. 11m36: Pinturas do pintores portugueses Bento Coelho da Silveira, Inácio de Oliveira Bernardes e Francisco da Silva; Pedro Dias junto de quadro de Vieira Lusitano, nome artístico do pintor Francisco Vieira de Matos em exposição no Palácio Nacional de Mafra, destaca a atividade artística do pintor; talha douradas e pinturas de Vieira Lusitano na Capela de Santo António da Igreja de São Roque. 19m17: Pedro Dias destaca a importância do trabalho do pintor André Gonçalves e a utilização da cor na sua obra artística; pintura "Assunção de Nossa Senhora" e pinturas em talha dourada no tecto e paredes da Igreja da Madre de Deus destacando-se a "Última Ceia" e pinturas da autoria de André Gonçalves produzidas em diversos contextos e conservadas em vários locais. 25m40: Interior e tecto da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa com pintura e quadros religiosos da Igreja de Santo António da Sé do artista Pedro Alexandrino de Carvalho.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .