Viver do Mar

00:27:37

Programa dedicado à pesca artesanal no Arquipélago das Berlengas, centrado na experiência do pescador Rogério Macanita e dos filhos Luís, José Manuel e Nuno.

  • Nome do Programa: Viver do Mar
  • Nome da série: Mar Limiar
  • Locais: Berlengas
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Eládio Clímaco Realização: Ricardo Costa Produção: RTP
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Luís e pescador caminham em encosta da ilha da Berlenga Grande; bando de gaivotas; vista do porto e barcos atracados; Luís e pescador em barco junto das rochas e das grutas; pescador lança covos à água; Fortaleza de S. João Baptista; em sua casa, Rogério Macanita explica à mulher e a Nuno que a pesca tem corrido mal na Foz do Arelho, razão por que foi pescar para a Berlenga Grande; refere que a pesca tem corrido bem aí ao seu filho Luís, mas que, se não correr bem, terão de procurar outro local para pescar; mulher pergunta a Nuno se gosta de pescar no Farilhão. Nuno e Rogério preparam o isco, recolhem bóia de sinalização, içam covos com roldana mecânica, retiram o isco, o peixe e o lavagante dos covos e colocam-nos em caixas, atiram peixes pequenos para a água, prendem as pinças do lavagante com elásticos, retiram polvo e safio de covos e colocam o polvo no chão e o safio na caixa; iscos empilhados; imagens subaquáticas de covos com peixe e lavagante. Pescadores recolhem covo, retiram moreia do mar e batem-lhe com pau; peixe dentro de covo; a bordo, Rogério, Nuno e pescador falam sobre a possibilidade de irem pescar para as Berlengas; nas rochas, Luís conta a pescador há quanto tempo o pai pesca na Berlenga, diz conhecer muito bem a área e fala dos covos e das vantagens de pescar perto de casa. Em sua casa, Rogério conta à mulher e a Nuno a avaria que teve na roldana do barco, da qual resultou um acidente com o filho José Manuel; junto da namorada, José Manuel fala do acidente e dos problemas que teve com os dentes; Rogério diz a José Manuel que se tratou de uma eventualidade, brinca com o filho dizendo que quando este se casar já terá uma prótese dentária e refere que em mais de vinte anos foi o primeiro acidente no barco; Luís conta que passou a maior parte da infância nas Berlengas, fala do percurso profissional dos familiares e diz que gosta de estar naquele local e da profissão de pescador. Nuno empilha covos no barco, retira lavagante com camaroeiro e segura o animal com a mão; pescadores recolhem os covos, colocam o isco e lançam os covos à água; imagens subaquáticas do peixe dentro do covo; junto das grutas, pescadores recolhem covos e retiram o peixe; imagem subaquática de covo com peixe. Pescador explica a Luís que acorda cedo com as gaivotas na Berlenga Grande e que necessita de acordar cedo para pescar; fala das actividades de lazer, das amizades que se fazem e do movimento na Berlenga ao domingo; Luís refere que as pessoas se dirigem à Berlenga como escape ao dia-a-dia, ilustrado com gaivota a voar; turistas a sair de barco de recreio; banhistas a brincar com cão e ao sol; lancha junto das grutas; Fortaleza de São João Baptista; barco chega ao porto; Rogério pergunta a Nuno se Luís já foi pescar e se tinha isco; pescador conta a Luís que cortaram a bóia de sinalização dos cobres; Rogério fala com Luís sobre o lançamento de covos; barco parte com Nuno a bordo; vista da ilha da Berlenga Grande.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .