Visita do MFA a Covas do Rio

00:19:36

Brigada militar das Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do Movimento das Forças Armadas visita pela segunda vez a aldeia de Covas do Rio, em São Pedro do Sul, com o objetivo de apresentar as imagens capturadas durante a primeira visita realizada a 1 de abril de 1974 e de acompanhar as obras em curso para a construção de estradas.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Locais: Viseu, São Pedro do Sul
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Habitantes da aldeia aguardam pela projeção das imagens capturadas aquando da primeira visita da brigada militar do MFA e da equipa de reportagem da RTP; militar introduz a sessão; projeção do filme alternado com pessoas na assistência; rostos de mulher e homem idosos; máquina de projeção. 11m09: Militares e o jornalista Carlos Soares descem monte alternado com plano ao nível das botas e das pernas dos militares; Carlos Soares recolhe depoimentos dos habitantes da aldeia após a visualização do filme; Carlos Soares entrevista Capitão Luz sobre a construção da estrada enquanto aspeto essencial para os habitantes da aldeia e a importância da campanha dinamizadora do MFA para tal, alternado com vista geral da aldeia. 13m42: Carlos Soares entrevista homem idoso e Figueiredo sobre a abertura da estrada e como esta vai alterar a vida das pessoas, alternado com máquina retroescavadora em funcionamento durante as obras em curso. 15m29: Homens transportam bilhas de gás; Carlos Soares entrevista Figueiredo sobre há quanto tempo reside na aldeia, as razões pelas quais voltou do Brasil, a vida na aldeia, a visita dos militares do MFA e a união dos habitantes, a ajuda prestada pelos habitantes na construção da estrada, alternado com declarações de homem idoso sobre a união dos habitantes na sequência da visita dos militares do MFA. 18m26: Continuação da entrevista ao Capitão Luz sobre o conceito de força legal, a legalização atual e a importância de transição da mesma tendo em conta a situação do país após a Revolução de 25 de abril e 1974. 19m19: Plano em movimento de paisagem de montes; árvores à beira da estrada; muro de terra junto à estrada; Carlos Soares destaca a oportunidade de contatar com realidades e pessoas diferentes e pergunta a militares o que sentiram durante estas visitas, a importância das ações e campanhas da dinamização do MFA e fazem apelo aos estudantes para visitarem as aldeias rurais portuguesas, o que mais os impressionou na aldeia, se aceitavam participar voluntariamente numa próxima campanha e a pertinência das equipas da RTP em acompanharem estas campanhas, alternado com helicóptero a sobrevoar os montes e telhados de habitações da aldeia. 26m24: Vultos de pessoas a descer monte; vista geral dos telhados das habitações da aldeia; homens carregam cestos às costas e descem monte; exterior de habitações; ruas da aldeia; idosa; galinhas; mulher transporta alguidar na cabeça; idosa enche regador com água de fonte; rosto de idosa. 27m09: Carlos Soares entrevista Tenente e diretor do Departamento de Informação da RTP sobre as suas impressões da experiência de acompanhar a brigada do MFA durante a visita à aldeia e a importância da RTP acompanhar as campanhas; rostos de habitantes, do Capitão Luz e do Tenente durante entrevista; militares descem monte; árvores há beira da estrada; helicóptero sobrevoa monte; máquina retroescavadora durante obras em curso; Carlos Soares a conversar com militares; habitantes assistem à projeção do filme.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .