Visita a Valença

00:26:00

O professor José Hermano Saraiva acompanha o espetador numa visita a Valença, na margem do rio Minho. A sua importância e contexto na História de Portugal. A sua relação com a vizinha localidade espanhola de Tui, situada na outra margem do rio. O património arquitetónico, religioso e cultural da cidade.

  • Nome do Programa: Visita a Valença
  • Nome da série: Horizontes da Memória III
  • Locais: Valença
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva Produtor: Diogo de Almeida e José António Crespo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início do programa com José Hermano Saraiva, Apresentador, a fazer um breve resumo do mesmo; vistas panorâmicas de Valença e de Tui, do outro lado do Rio Minho e já pertencente à Galiza; Catedral de Tui; Praça-forte de Valença com pormenor de canhão; Hermano Saraiva faz um breve relato histórico sobre a abdicação portuguesa de Tui e a denominação original de Valença, dada por D. Sancho I, de Contrasta; panorâmica de Tui e de Valença; planos da Praça-forte; paisagem natural circundante e Rio Minho; 06m41: Exterior e fachada da Catedral de Tui, pormenores do pórtico com várias esculturas em pedra ao estilo da Catedral de Compostela; vários planos dos exteriores da mesma; planos da fortaleza construida em Portugal que demonstra as grande preocupações de defesa do território; vistas da vila de Valença, ruas comerciais com turistas, lojas com produtos regionais; estátua em bronze de S. Teotónio, da autoria de Álvaro de Bré e Vasco da Conceição; o apresentador refere as relações estreitas entre estas duas vilas ao longo da história e a biografia de S. Teotónio; pormenor da legenda da estátua "S. Teotónio, Primeiro Santo Português, 1082 - 1162"; interior, altar e claustros da Igreja de Santa Cruz de Coimbra, onde este santo desenvolveu uma grande acção cultural; novos planos da Praça-forte de Valença; Hermano Saraiva relata a adesão de Espanha à causa das Infantas de Portugal o que levou a uma invasão espanhola e à destruição do antigo Castelo de Contrasta; pormenor de porta da fortaleza com brasão de armas afonsinas, denominada Arco do Bolonhês; referência a D. Afonso III que passou a denominar a vila como Valença (Valentia em latim); 19m12: Vista geral em movimento de Valença; rua antiga com loja de artesanato; restauro da fortaleza após a Restauração de 1640 que veio a albergar toda a vila; vários planos do exterior da Praça-forte, planos das muralhas, guaritas que antigamente possuiam grandes guarnições militares; destaque para pórtico da Coroada; referência à última guarnição militar extinta em 1927; vistas da parte nova de Valença; largo de Valença antiga, rua e movimento de pessoas; exteriores de Pousada e de Tribunal; fachada do edifício dos Correios; ruas comerciais com artesanto em exposição no exterior; 24m32: Panorâmica da paisagem natural do vale do Minho; vários planos dos exteriores do Mosteiro de Sanfins de Friestas, séc. XII, de estilo românico; praça de Valença com destaque para fonte pública, pormenores da mesma; movimento de rua intenso com turistas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .