Violência na Escola – Parte I
Primeira parte do programa apresentado por Margarida Mercês de Mello sobre a violência nas escolas, enquanto meio que absorve as tensões sociais e os exemplos familiares, nomeadamente o desinteresse dos pais nos assuntos da comunidade educativa e no acompanhamentos dos seus filhos. Convidados; Maria Barroso Soares, responsável pelo Colégio Moderno em Lisboa, Luísa Vian, educadora infantil, Maria João Boléo Tomé, Presidente do FERLAP, José Pontes, Presidente do Conselho Directivo da escola E.B. 2+3 de Miraflores, Ana Tomás, Beatriz Pereira e Lucília Valente, do Centro de Formação de Professores da Universidade do Minho.
Resumo Analítico
Margarida Mercês de Mello introduz o tema do programa e apresenta os convidados; conversa com Maria Barroso Soares sobre as crianças de Jerusalém, a educação das crianças na não-violência, a origem da APEV (Associação para o Estudo e Prevenção da Violência) e a responsabilidade da comunicação social na educação das crianças; 09m16: peça sobre a violência de crianças sobre outras crianças na Noruega; conversa com Luísa Vian, educadora infantil, sobre a agressividade, as noções transmitidas às crianças e as exigências dos pais (conta episódios passados com o seu filho); com Maria João Boléo Tomé, Presidente do FERLAP (Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais), sobre a relação dos pais com a escola, os factores que levam à violência nas escolas, o trabalho das associações de pais e a necessidade de atenção e disponibilidade por parte dos pais, intercalado com a apresentadora que fala do tempo que passa com os filhos; Luísa Vian fala sobre as desvantagens da superprotecção dos pais; 24m25: José Pontes, Presidente do Conselho Directivo da escola E.B. 2+3 de Miraflores, concorda com os comentários das anteriores convidadas e fala sobre a importância do meio envolvente à escola, a necessidade de adaptar soluções a cada escola (Maria Barroso Soares fala sobre as normas nas escolas e em casa), os casos de violência mais comuns nas escolas e as suas penalizações; 30m58: conversa com Ana Tomás, do Centro de Formação de Professores da Universidade do Minho, sobre a atitude da escola e dos professores perante a violência; com José Pontes sobre o papel do professor e agentes educativos na escola. 33m27: 2ª parte; Margarida Mercês de Mello fala sobre o tema do programa; intervenção telefónica; Beatriz Pereira, do Centro de Formação de Professores da Universidade do Minho, comenta o conteúdo da intervenção (formação dos professores nesta área e a importância do acompanhamento das crianças por parte dos pais); Maria Barroso Soares fala da importância do comportamento dos pais na educação nas crianças e a sua experiência como mãe; 40m21: Lucília Valente, do Centro de Formação de Professores da Universidade do Minho, fala sobre o projecto do Centro de Formação de Professores da Universidade do Minho, as políticas globais de escola e a definição de violência e o apoio que estas crianças necessitam, intercalada com Ana Tomás fala que sobre as características das crianças agressoras e com Beatriz Pereira que fala sobre os sintomas de uma criança que é agredida pelos seus colegas e a importância das condições da escola na prevenção da violência; 53m22: intervenção telefónica; Maria João Boléo Tomé comenta o conteúdo da intervenção (consequências dos castigos corporais nas escolas); conversa com Lucília Valente sobre o silêncio das crianças quando são vítimas de violência na escola; Maria Barroso Soares deixa conselhos aos pais.