Uma Questão de Palavras

00:25:00

Programa de literatura apresentado por Luísa Mellid-Franco sobre as obras literárias "Os finais de século: lenda, mito, história de 990 ao ano 2000" de Hillel Schwartz, "Terra nostra" de João Miguel Fernandes Jorge, "Solidão: notas do punho de uma mulher" de Irene Lisboa, "O meu poeta" de Germano de Almeida, "Não, não é este o corpo" de Graça Vilhena e "O anel débil" de Fernando Guimarães, composto pelos depoimentos dos autores das últimas três obras, pela crítica literária das restantes pelas professoras universitárias Cecília Barreira, Helena Barbas e Paula Mourão, pela entrevista à escritora Maria Ondina Braga concedida ao historiador e crítico literário Nuno Lopes, por ocasião do lançamento do seu último livro "A rosa-de-Jericó", e ainda pela apresentação do pintor Arpad Szenes pelo jornalista António Valdemar.

  • Nome do Programa: Uma Questão de Palavras
  • Nome da série: Uma Questão de Palavras II
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Cecília Barreira, Graça Vilhena, Luísa Mellid-Franco, José António Cardoso, Nuno Lopes, Maria Ondina Braga, Helena Barbas, Fernando Guimarães, António Valdemar
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Luísa Mellid-Franco. Locução: Nunes Forte. Produção: Maria José Barroso. Edição: José António Crespo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Declarações de Cecília Barreira sobre o livro "Os finais de século: lenda, mito, história de 990 ao ano 2000", a temática, os anos mais destacados na obra e o recurso às ciências esotéricas para explicar a nossa realidade, declarações parcialmente ilustradas com pormenores da capa do livro, fotografia a p/b do autor, pormenor de página do livro e ilustrações do mesmo. Rubrica novidades literárias: capas dos livros "Uma mulher em si" de Michel del Castillo, "Despertares" de Oliver Sacks, "Poesias completas" de Frei Luis de Léon, "Silabário" de José Bento, "A Rainha Do Sol" e "Por amor de Filae" de Christian Jacq, "Histórias e curiosidades gastronómicas" de José Quitério e "As estruturas do quotidiano: o possível e o impossível", 1º volume do livro "Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII" de Fernand Braudel. Luísa Mellid-Franco fala sobre o livro "O meu poeta", declarações ilustradas com pormenores das capas dos livros "O meu poeta" e "O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo" de Germano de Almeida, depoimento deste sobre o livro "O meu poeta", a classe política aí retratada, a importância da independência para Cabo Verde, o oportunismo político verificado após a independência do país e a personagem principal, declarações parcialmente ilustradas com carros e peões a circular em rua cabo-verdiana, trabalhadores a puxar cordas, cabo-verdianos sentados, mulher a caminhar com bebé ao colo, vista do Mindelo, iluminação pública, crianças junto a porta, mulher a transportar lenha à cabeça e homem a carregar caixotes debaixo do braço. Graça Vilhena fala sobre o assunto dos contos da obra "Não, não é este o corpo", a colaboração com o pintor José António Cardoso, a origem do livro, a extensão dos contos, o grau de descrição dos assuntos abordados, a escolha do título do livro e os objetivos que procurou assegurar durante a redação do mesmo, declarações parcialmente ilustradas com pormenores da capa e com ilustrações do livro, da autoria do pintor José António Cardoso. Pormenores da capa do livro "Nocturno em Macau" de Maria Ondina Braga, Nuno Lopes fala sobre a utilização da Rosa de Jericó durante os trabalhos de parto na região do Minho e o recurso às memórias de infância por parte de Maria Ondina Braga para escrever o último livro, declarações de Maria Ondina Braga sobre "A rosa-de-Jericó", as semelhanças entre a história de vida pessoal e a narrativa e a escolha do título do livro, declarações parcialmente ilustradas com a capa do livro e pormenores da mesma. Declarações de Helena Barbas sobre "Terra nostra", a relação entre o nome dos poemas e os locais geográficos, os sítios abordados no livro, a invocação de personalidades históricas e a utilização da imagem da árvore no poema "O Metrosídero da Caloura", um dos poemas que integram o livro "Terra Nostra", declarações parcialmente ilustradas com céu nublado, vista da ilha Terceira, busto do Infante D. Henrique e vista da ilha de São Miguel a partir da ilha Terceira, leitura do poema "O Metrosídero da Caloura" ilustrada com vista de Angra do Heroísmo, copas de palmeiras, tronco de palmeira e metrosídero, vista do Monte Brasil, baía de Angra do Heroísmo e gaivota a voar. Pormenores das capas dos livros "Poética do saudosismo", "A poesia contemporânea portuguesa e o fim da modernidade" e "Simbolismo, modernismo e vanguardas" de Fernando Guimarães, declarações do autor sobre a dificuldade em falar sobre o seu trabalho, a importância da linguagem e da imaginação na poesia, a verdade da poesia, a dimensão do sentido e a existência de um jogo circular, declarações ilustradas com o livro "O anel débil" em estante rotativa, leitura do poema "O grito", retirado do livro "O anel débil", ilustrada com pormenores da página que contém o poema e com pormenores do quadro homónimo de Edvard Munch. Paula Mourão fala sobre o livro "Solidão: notas do punho de uma mulher", a comemoração do centenário de nascimento de Irene Lisboa, a época retratada no livro, os temas fundamentais do mesmo, as características da escrita da autora, as influências sofridas pela autora e a importância da obra, declarações parcialmente ilustradas com a capa do livro "Solidão: notas do punho de uma mulher", pormenores da mesma, detalhes da capa do livro "Um dia e outro dia...; Outono havias de vir" de Irene Lisboa e fotografia da escritora publicada na capa do livro. Declarações de António Valdemar sobre Arpad Szenes, a sua estadia em Lisboa, os locais onde habitou durante o período em que esteve em Portugal e a obra do pintor, declarações parcialmente ilustradas com copas de árvores, fachada da Real Fábrica dos Tecidos de Seda instalada no Jardim das Amoreiras em Lisboa, placa toponímica, fachadas de casas habitadas pelo pintor em Lisboa, placa colocada no local onde irão funcionar as futuras instalações do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, fachada de casa de Maria Helena Vieira da Silva em Sintra, fachada do café "A Brasileira" do Chiado, vista de Lisboa, catálogo dedicado à obra do pintor e pinturas de Arpad Szenes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .