Turismo no Algarve – Parte I

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Primeira parte do programa de debate apresentado pelo jornalista Henrique Garcia, subordinado ao tema "Turismo no Algarve", com os convidados Strecht Ribeiro, Diretor Geral do Turismo, Horácio Cavaco, Presidente da Região do Turismo do Algarve, Duarte do Rosário, membro da Associação dos Hoteleiros de Portugal, e Carlos Fernandes, Vice-Presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), incluindo ainda reportagens sobre as qualidades do Algarve postas em causa pela construção desenfreada e pela evolução do ciclo de vida do destino turístico, e sobre a variedade paisagística das regiões centro e norte do país difícil de coordenar para efeitos turísticos.

  • Nome do Programa: Turismo no Algarve
  • Nome da série: 1ª Página
  • Locais: Lisboa, Algarve
  • Personalidades: Henrique Garcia, José Rodrigues dos Santos, Hélder de Sousa, Strecht Ribeiro, Horácio Cavaco, Duarte do Rosário, Carlos Fernandes
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Henrique Garcia. Produção: Pedro de Almeida. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Strecht Ribeiro analisa a evolução nas entradas de turistas e defende a justiça no preço pela qualidade da oferta. 04m00: Reportagem sobre o turismo no Algarve: idosos sentados em banco de jardim; desenho de criança; banhistas à beira-mar; turistas na praia; balcão de bar; entrevista a turistas; esplanada; gráfico de barras percentual relativo às razões que afastam as pessoas do Algarve e um outro demonstrativo das qualidades do destino. 06m12: Henrique Garcia apresenta os ingleses como descobridores do Algarve e refere a divulgação no estrangeiro. 06m30: Vivo do jornalista José Rodrigues dos Santos em Londres (BBC/RTP) sobre a crise económica inglesa devido ao consumismo; clientes num supermercado; Nigel Lawson, Ministro das Finanças; casas; aeroporto: muito movimento; entrevistas a transeuntes que refletem a preferência pelo exótico e pela aventura. 08m32: Vista aérea da costa algarvia; vivo do jornalista Hélder de Sousa sobre o aumento de entradas no Aeroporto de Faro e decréscimo na ocupação hoteleira; apartamentos com placa "Vendido"; terreno para construção; entrevista a João Inácio Silva, Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas; edifícios em construção; obras na estrada. 10m13: Obras numa avenida em Portimão provocam cancelamento de férias com pedido de indemnização, declarações de Palma Borges, membro da Associação da Praia da Rocha/Alvor, e de Martinho Gracias, Presidente da Câmara de Portimão; turista escocesa mostra-se compreensiva com a situação de obras; folha de jornal com título Crise Algarvia; vista aérea de empreendimentos turísticos; Palma Carlos aponta a diminuição dos preços como objetivo das críticas; turistas a colocarem malas nos autocarros; Manuel Reis, diretor hoteleiro, foca o ambiente como um dos responsáveis pelo decréscimo de turistas ingleses; declarações de José Luís Torres, diretor hoteleiro. 13m24: Horácio Cavaco defende a diversificação de mercados feita anteriormente, atenta a mutabilidade geográfica europeia e foca a necessidade de planeamento, ordenamento e independência dos mercados emissores. 17m54: Duarte do Rosário refere o desequilíbrio da oferta tradicional versus "camas clandestinas" e venda de passagens de avião sem ter em conta o alojamento como responsáveis pelo estado de estagnação e crise. 21m31: Carlos Fernandes alerta para o ritmo acelerado da construção, reconhece a qualidade das infra-estruturas tradicionais e dos profissionais classificados de hotelaria e restauração não aceitando as críticas ao atendimento. 24m59: Strecht pronuncia-se face ao desconforto criado pelas indústrias que não a turística, à qualidade superior dos empreendimentos algarvios e à incapacidade de atuação da Direção Geral de Turismo. 21m28: Horácio Cavaco classifica o Algarve como a melhor zona balnear da Europa assumindo no passado o comando do investimento sobre o desenvolvimento, nega a falta de investimento em promoção no estrangeiro e aponta o excedente de oferta na bacia mediterrânica, admitindo o roubo de clientes a outros destinos.

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