Tempo de Fuga

00:24:46

Programa de informação sobre os grandes assaltos cometidos em Portugal nas últimas décadas, desde o assalto da LUAR à dependência do Banco de Portugal na Figueira da Foz em 1967, passando pelo famoso assalto dos 108 mil contos das FP 25 de Abril, até ao misterioso assalto da carrinha de transporte de valores na A2 que rendeu três milhões de euros, uma reportagem da autoria do jornalista Jorge Almeida.

  • Nome do Programa: Tempo de Fuga
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Coimbra, Porto
  • Personalidades: Luís Gobern
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Jorge Almeida. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Amélia Gomes Ferreira.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo de excertos de filmes do cinema, com assaltos, polícias, fugas e tiros; carrinha de valores da Prosegur assaltada na A2. Plano próximo de pés a andar. Fotografia da dependência do Banco de Portugal, na Figueira da Foz, assaltada a 17 de Maio de 1967, pela Luar - Liga de Unidade e Ação Revolucionária, de onde foram roubados trinta mil contos. Camilo Mortágua a tirar fotografias ao edifício do banco. Declarações de Camilo Mortágua, operacional da Luar, que nos conta a história deste assalto. Imagens de arquivo de Palma Inácio, chefe do assalto, caixa do banco e o cliente apanhados desprevenidos nesse assalto feito com armas de plástico, 24 anos depois no mesmo local (peça do Telejornal de 1991). Camilo Mortágua e o jornalista Jorge Almeida, no Aeródromo Bissaya Barreto em Coimbra, de onde os assaltantes fugiram de avioneta. Imagens de arquivo de notícias de jornais sobre o assalto das FP's 25 de Abril, a uma carrinha de transporte de valores do Banco Fonsecas & Burnay, de onde foi roubada a quantia de cento e oito mil contos; peça do Telejornal de 1984 sobre este assalto. Luís Gobern, que participou no assalto, a andar junto do local do crime, na Rua Camilo Castelo Branco, em Lisboa. Declarações de Luís Gobern, operacional das FP 25 de Abril, conta como decorreu o assalto. Imagens de arquivo da reconstituição do assalto feita pela RTP, peça feita para o programa "Fim-de-semana" de Mário Zambujal, em 1984. Ourivesaria - casa de penhores, com um polícia à porta, na cidade do Porto. Penhorista Manuel Aleixo no interior da ourivesaria observa algumas peças de ouro. Declarações de Manuel Aleixo, Presidente da Companhia Crédito Popular. Imagens de arquivo de edifício da União de Crédito em obras; peças de ouro recuperadas do assalto pela PSP, expostas em cima de uma mesa, duzentos mil euros e três viaturas. Instalações da Companhia de Crédito Popular instalada no edifício ao lado desta que foi assaltada, equipada com os mais avançados sistemas de segurança.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .