Repórteres da Terra – Parte II

00:13:45

Segunda parte do programa apresentado pela jornalista Rita Saldanha sobre a Natureza, o Consumo, o Ambiente e a Ecologia. Temas abordados: a Ecologia na Internet, ação de limpeza do campo de Lapiás, fraturas nas rochas superficiais da Granja dos Serrões, perto de Sintra, promovida pelo Parque Natural de Sintra-Cascais que contou com a ajuda da comunidade local, estudantes, associações ambientais e geólogos, reportagem da cadeia de televisão EuroNews sobre a utilização de telemóveis pelos tratadores de Renas na Lapónia.

  • Nome do Programa: Repórteres da Terra
  • Nome da série: Repórteres da Terra
  • Locais: Sintra, Cascais
  • Personalidades: Rita Saldanha
  • Temas: Ambiente e Energia, Ciência e Tecnologia
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Rita Saldanha. Jornalistas: Paulo Caetano. Produção: Maria João Rolão Preto.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reportagem sobre a Ecologia na Internet: navegação por páginas da internet com motores de busca onde se pesquisa informação sobre o ambiente; página da Direção Geral do Ambiente e da organização ecologista Greenpeace. 17m15: Reportagem do jornalista Paulo Caetano sobre a ação de limpeza do Campo de Lapiás da Pedra Furada da Granja dos Serrões, Pêro Pinheiro, Sintra, promovida pelo Parque Natural de Sintra-Cascais: vegetação; lixeira no campo; Mário Cochão, geólogo, dá instruções à equipa de limpeza, composta maioritariamente por jovens estudantes; declarações da arquiteta Graça Casais, diretora do Parque Natural de Sintra-Cascais, refere a criação de uma equipa de limpeza, a sinalização do espaço, a proposta da sua classificação como monumento natural e a alteração dos seus limites como medidas para possibilitar a preservação do espaço; pessoas conversam com Graça Casais; Graça Casais enaltece a riqueza geológica dos Lapiás; Mário Cachão, geólogo, dá instruções à equipa de limpeza, composta maioritariamente por jovens; Mário Cachão aborda a riqueza geológica do local, acrescentando que os Lápias conservam formações fósseis no seu interior. 20m51: Jovem escreve; declarações de Pedro Rocha, Liga para a Proteção da Natureza, diz que a sua organização fez a denúncia da degradação do local; declarações de Paulo Marques, Associação de Espeleólogos de Sintra, destaca a importância do estudo dos Lapiás para a espeleologia; pessoas apanham lixo; Francisco Ramos, morador, recorda que foram retiradas rochas em 1991 da Granja dos Serrões para ornamentar o Centro Cultural de Belém; rapariga calça luvas; jovens atravessam a estrada a correr e descrevem o material que estão a apanhar; Marta Susana e Ana Cláudia, estudantes, indicam os locais onde apanharam lixo; Mário Cachão lembra uma visita a este local quando andava no secundário, situação que mudou a sua vida; jovem empurra um carrinho de mão; Pedro Rocha defende a compra desta área pelas entidades estatais; teia de aranha. 25m17: Reportagem da cadeia de televisão EuroNews sobre a utilização de telemóveis pelos tratadores de renas na Lapónia: Arvo Fraki, tratador, comunica com uma rena e mostra o seu radiotelefone, explicando a sua utilização (legendada); Arvo Fraki conduz uma mota de neve e coloca folhas nos ramos das árvores; turistas chegam com as motas de neve e retiram os capacetes; declarações em inglês e legendadas de Juhani Tulppo, operador turístico, nas quais realça a importância do radiotelefone para pedir ajuda na floresta apesar de reconhecer as limitações do sistema; renas puxam trenós que transportam turistas; rena cai e levanta-se ajudada pelos turistas; homem fala ao radiotelefone.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .