Renascido em Combate

00:33:23

Programa de informação sobre a recuperação de Horácio Mourão, comando português da 2ª Companhia de Comandos ao serviço da Força Internacional de Assistência para Segurança, e que em 2015 sobreviveu a uma emboscada talibã durante uma patrulha nos arredores de Cabul, no Afeganistão, uma reportagem da autoria do jornalista Armando Seixas Ferreira.

  • Nome do Programa: Renascido em Combate
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Afeganistão, Vila Real, Alandroal
  • Personalidades: Horário Mourão
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Armando Seixas Ferreira. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Cristina Godinho.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Militar coloca óculos de proteção; jipes militares atravessam estrada que liga aldeia de Sahak e Cabul; fotografia de crianças afegãs junto a militar e dos destroços do jipe emboscado; habitações e movimento de rua vistos a partir de jipe em movimento; Comando Carlos José, atirador da viatura emboscada, refere que a emboscada tinha como objetivo "matar toda a gente" e Comando Isaac Braga, condutor da segunda viatura, relata os acontecimentos da emboscada alternado com fotografias do Primeiro-Sargento João Paulo Roma Pereira "Código Rigor", vítima mortal da emboscada, e do Comando Horácio Mourão, atirador da viatura emboscada, dos destroços do jipe, de equipa médica militar e de vista geral do Hospital de Campanha no Afeganistão. 02m17: Vídeo amador de Horácio em cadeira de rodas e a encher copo com água da torneira, ilustrativo da sua lenta recuperação; vistas da Serra do Marão, sendo possível observar automóvel na estrada; Horácio tira máquina fotográfica do porta-bagagens e caminha pela serra; declarações de Horácio sobre a sua vida antes da emboscada; Horácio tira fotografias; habitações de pedra da aldeia de Lamas de Olo, no concelho de Vila Real, onde vive a mãe de Horácio; idosa caminha com o auxílio de bengala; pássaro nos fios elétricos; gado. 05m04: Horácio entra no café; empregada de balcão conversa com Horácio sobre a fotografia que o próprio tirou e que está exposta no café; fachada da Capela Nova em Vila Real; Horácio caminha pelas ruas e destaca a falta de compreensão das pessoas e o facto de tentar recuperar a sua confiança; restaurante "Encosta do Alvão"; prato com comida; declarações de Cecília Carvalho, proprietária do restaurante, sobre a fase de recuperação de Horácio e a forma como lida com os outros; Horácio vê fotografias dos seus tempos de militar num portátil, comenta o facto da sua memória recente ter desaparecido devido ao ataque e caminha pelas ruas de Vila Real. 08m31: Horácio entra em casa da mãe e mostra o primeiro quadro que pintou depois de sair do hospital, o seu quarto onde está o seu diploma do curso de comandos e respetivo código e afirma que não se arrepende de nada; fotografia de Horácio fardado. 10m00: Vídeo amador de hélice de avião militar, de militares no interior de avião, de aterragem e partida de jipes militares no Afeganistão, de bancas de mercado e pessoas na beira de estrada, de base militar de Farah no Afeganistão, de soldados americanos a praticar tiro ao alvo com morteiro. 10m49: Vídeo amador, capturado por Horácio, de visita dos comandos (portugueses e norte-americanos) a hospital no âmbito de operação com o objetivo de distribuir medicamentos e prestar assistência a menina com queimaduras alternado com fotografias de militares a tratar da menina queimada; momento informal entre Horácio e colegas na caserna. 11m56: Patrulha militar, chefiada por Roma Pereira, em jipes; fotografia dos destroços do jipe emboscado e da conduta de água que tapava o explosivo improvisado "IED" alternado com Isaac Braga que relata os acontecimentos da emboscada; grafismo de mapa ilustrativo do local onde ocorreu a emboscada; Horácio refere os momentos que se recorda durante o ataque; Isaac Braga faz desenho ilustrativo do ataque e relata o que aconteceu alternado com fotografia de comandos armados em várias situações. 14m15: Vistas do território afegão e de estrada a partir de jipe militar em movimento; Carlos José vê imagens suas de 2005; fotografia dos destroços do jipe emboscado e de comandos armados em perímetro de segurança; Carlos José relata os acontecimentos da emboscada; fotografias aéreas capturadas por avião militar F-16 alternado com Comando Jorge Guerra, condutor da viatura emboscada, relata os acontecimentos e a troca de tiros que precederam à emboscada; fotografia do Comando Jorge Ramalheiro e colegas; Jorge Ramalheiro, da 2ª Companhia de Comandos, comenta o que sentiu por não saber o estado do irmão; Carlos José refere a demora de chegada dos reforços e a existência de um aeroporto perto do local da emboscada. 17m18: Vistas do território afegão e da chegada ao quartel a partir de jipe militar em movimento; declarações do Coronel Luís Dores Moreira, comandante do Regimento de Comandos, sobre o apoio aéreo requisitado e a demora de resposta aos pedidos de reforços; fotografias de helicóptero "Chinook" que transportou os envolvidos na emboscada; Jorge Guerra passeia com família; declarações de Tânia Guerra, esposa de Jorge, sobre a coragem do marido; fotografias de Roma Pereira "Código Rigor"; Jorge destaca a personalidade e profissionalismo de Roma Pereira; fotografia de pôr-do-sol. 19m33: Vistas da vila Alandroal, com destaque para o Castelo e Igreja matriz; Maria Conceição Roma, mãe de Roma Pereira, mostra a última encomenda enviada pelo filho antes de falecer, lê bilhete escrito por este e afirma que sempre pediu ao filho para não ir em missões; Gracinda Roma, tia de Roma Pereira, mostra-se desiludida pelo facto da morte do sobrinho não ter valido de nada e folheia álbum de fotografias; placa de homenagem a Roma Pereira; Nuno Roma Pereira, irmão de Roma Pereira, refere ritual religioso de proteção efetuado pelos comandos; família Roma Pereira passeia por Alandroal. 21m50: Horácio visita as instalações do Centro de Tropas Comandos na Carregueira, o cemitério onde está enterrado João Paulo Roma Pereira, deposita um cravo vermelho na campa do mesmo e conversa com o Sargento-Mor António Rocha, da 2ª Companhia de Comandos e com outros militares que contam histórias que envolvem Horácio; marcha militar; militares durante almoço no refeitório; Horácio afirma que se pudesse voltava aos comandos. 25m13: Militares gritam e fazem vários exercícios (treino militar) e simulações de ataque e combate com recurso a jipes blindados, armas e explosivos, no âmbito do curso de forças de operações especiais dos comandos alternado com declarações do Major António Cancelinha, Comandante do Batalhão de Comandos, sobre o objetivo dos exercícios e formação. 27m31: Horácio sobe escada de entrada do Hospital das Forças Armadas (polo de Lisboa) e conversa com enfermeira no corredor; consulta médica e teste do tendão patelar ou teste de reflexo de joelhos com recurso a martelo de reflexos alternado com Tenente Coronel Rui Pires Carvalho, médico, a comentar a evolução e melhoria de Horácio. 28m37: Imagens aceleradas do amanhecer; Horácio anda de bicicleta na estrada e na Serra do Marão; homem afirma que nem a pé ia para a serra; paisagem vista da serra; tropas abandonam quartel no Afeganistão; fotografias de militares e comandos durante cerimónias fúnebres; Jorge Guerra afirma que não vale a pena perder a vida pela guerra; fotografias da 2ª Companhia dos Comandos; Carlos José segura boina vermelha dos comandos, atravessa praça e afirma-se frustrado com a sua situação e a dificuldade de se adaptar à vida civil; Horácio caminha e corre pela serra alternado com vistas da serra e da aldeia de Lama de Olo; Isaac Braga comenta a situação de Horácio que destaca a forma como encara a vida antes e depois da emboscada; cão; gados a pastar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .