Recuperação do Património nas Beiras

00:25:00

Programa sobre alguns projectos de recuperação do património granítico das Beiras: requalificação da aldeia medieval de Póvoa Dão, perto de Viseu, enquanto pólo de turismo rural; a modernização urbanística e a revitalização do centro histórico da cidade da Covilhã; e a recuperação de moinhos de água no Rio Côa.

  • Nome do Programa: Recuperação do Património nas Beiras
  • Nome da série: Planeta Azul
  • Locais: Viseu
  • Personalidades: Silvia Alves, Francisco Pires Keil do Amaral
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

02m47: Homem consulta mapa de pormenor das Beiras, dedo indica a freguesia de Silgueiros, EN 231, placa indica caminho para a aldeia de Póvoa Dão, placas com indicações várias, vista panorâmica da aldeia; Aldeia de Póvoa Dão, casas de granito em recuperação, obras, casal único de habitantes locais, mulher carrega vegetais na cabeça e às costas; declarações de Mercinda Soares, habitante; vistas diversas da aldeia e seu casario. Quinta do Loureiro, vistas, cabra pasta, ribeira; declarações de José Soares, habitante; habitações em recuperação, panorâmica da aldeia situada dentro dos limites da quinta; Vítor Catarino, Administrador Póvoa Dão, sobre o investimento privado; placa indica "Recepção e Vendas"; vistas do Rio Dão, habitante mostra o percurso da Calçada Romana que passa na aldeia e vai até ao rio; declarações de José Soares; núcleo da aldeia, habitações prontas, outras em obras, grua desce pedra em granito, algumas casas em recuperação, telhas de canudo, beirais de madeira, isolante térmico, sub telhas; declarações de José Soares; José conduz rebanho de ovelhas; habitação, interior decorado; casa em ruínas; operários trabalham nas obras; declarações de Vítor Catarino, sobre a venda de habitações e a desertificação da Beira, e José Soares; placa toponímica da aldeia; declarações de Francisco Keil Amaral, Arquitecto, sobre a venda das casas para segunda habitação; Igreja, torre com sino e cruz no telhado, em contra luz. 15m59: Obras na Praça do Município, roupa no estendal, construção de parque de estacionamento subterrâneo, máquinas; fotos P / B do local; prédios, casas, ruas, obras; declarações de Carlos Pinto, Presidente Câmara Municipal Covilhã, que pretende adquirir os três últimos andares de um prédio para os demolir; panorâmica do prédio; declarações de Arlindo Campos e João Vitória, Comerciantes; edifício com o exterior degradado; planta da cidade; Fontanário de Santo António, esplanada, obras de remodelação do Jardim Público; encostas queimadas em redor da cidade. 20m15: Rapoula do Côa; mulheres lavam roupa em tanque no rio; declarações de Maria da Luz, mãos curtidas; Rio Côa, margens, piscina fluvial, pequena queda de água; exterior do Moinho da aldeia recuperado; interior, rodízio é destravado, mó gira, farinha, grãos de cereal. Exterior de moinho não recuperado, aranha suspensa em trave, gotas de água caiem; interior, teias de aranha enfarinhadas formam estalactites, moleira enche saco de farinha com pá, transporta balde com cereais que coloca na mó, cereais caiem na mó que gira; declarações de Cesaldina Janela, Moleira, que refere "é uma vida para passar tempo, à espera que venha aquela que nos leva".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .