Reciclagem

00:28:00

A reciclagem dos diversos tipos de lixo em Portugal e a rentabilidade económica desta atividade. A reciclagem de pilhas, armazenadas para posteriormente serem exportadas para Espanha ou França, ao contrário dos óleos que já têm aproveitamento no nosso país.

  • Nome do Programa: Reciclagem
  • Nome da série: Planeta Azul
  • Locais: Figueira da Foz, Esposende, Porto, Barreiro
  • Temas: Ambiente e Energia, Ciência e Tecnologia
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

02m05: Empresa Ecofone: Telefonista atende chamada com auscultadores na cabeça e microfone; homem conduz carrinha, recolha domiciliária de lixo, saco e contentor; declarações de Proprietária de Estabelecimento; Centro de Triagem da LIPOR, sacos são esvaziados, embalagens e papelão, tapetes rolantes para separação de lixo, imãn atrai latas, latas comprimidas em blocos, triagem manual, materiais enfardados; declarações de Patrícia Carvalho, Centro Triagem Lipor. Mesa de restaurante, garrafa de vinho na mesa, recipiente com vários tipos de garrafas. Figueira da Foz, Vidrociclo: Camião despeja vidro, tapetes rolantes, triagem de vidro, operário com luvas, protectores de ouvidos e máscara na cara; produto final é empilhado; fundição de garrafas, tapete rolante. Fernando Fernandes pára automóvel e dirige-se ao Ecoponto onde faz a separação dos resíduos; declarações do mesmo, família em casa vê televisão. Trajouce, Tratolixo: Tratamento de lixo orgânico, empilhadoras; produto final, fertilizante natural para jardinagem ou agricultura, é empilhado, máquinas, composto granulado; declarações de Álvaro Costa, Tratolixo; saco é fechado. Esposende, Central de Valorização Energética da Lipor: Exterior e interior, homem comanda grua que transporta lixo, exterior de caldeira de altas temperaturas que queima o lixo não reciclável, vapor produzido faz girar turbina gerando electricidade; declarações de Miguel Lopes, Incineradora Lipor; do que resta o ferro vai para a siderurgia e as escórias ou rejeitados vão para o aterro, separação, depósitos. Contentor onde são depositadas caixas de computador; mulher põe no lixo cascas de batatas e cenouras; camião despeja embalagens. Vistas da zona da Ribeira, no Porto, Ecoponto; vivo jornalista Mário Lino. Tapete rolante com garrafas vazias. Vitrines com os vários tipos de embalagens; declarações de Nuno Garcia, Sociedade Ponto Verde; Silva Rodrigues, Associação Indústria Vidreira; vidro reciclado, empilhadora. Linha de desmontagem de televisores; interior de fábrica de televisores. 13m40: Entrevista em estúdio a Graça Martinho, Presidente da Associação de Engenheiros do Ambiente, e Dulce Álvaro Pássaro, Presidente Instituto Resíduos, sobre a produção, recolha e reciclagem do lixo no nosso país. 23m42: Anúncio publicitário das Pilhas Duracell. Ecoponto, depósito de pilhas. Arquivo RTP: Barreiro, Quimitécnica: Pilhas fechadas em depósitos, empilhadora; vivo jornalista Mário Lino, que coloca pilha no microfone; declarações de Severino Rodrigues, Quimitécnica; Rui Berkemaier, Centro Informação Resíduos - Quercus. Motor de automóvel, óleo é retirado; Central em Torres Novas: Óleos são tratados e posteriormente queimados produzindo energia eléctrica; declarações de José Sócrates, Ministro do Ambiente (19/03/2001). Pilhas Duracell à venda em estabelecimento comercial.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .