Quinta do Perdigão e Quinta da Comenda

00:25:50

Programa dedicado à viticultura e enologia, com apresentação de José Silva, que destaca a Quinta do Perdigão, em Silgueiros, e a Quinta da Comenda, em São Pedro do Sul.

  • Nome do Programa: José Perdigão
  • Nome da série: A HORA DE BACO IV
  • Locais: Viseu, São Pedro do Sul
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 3
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Silva Produção: Ana Cristina Matos Projeto e Coordenação: Luís Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

02m48: José Perdigão a descer as escadas da casa da quinta; conversa com José Perdigão, produtor da quinta, intercalada com imagens da quinta; cavalo branco a pastar; vinhas; adega; cubas em inox; pipos; vinho em estágio; garrafa de vinho Rosé da Quinta Perdigão; engarrafamento; rotulagem das garrafas. 10m55: São Pedro do Sul, vistas da Quinta da Comenda; conversa com Maria Laura Rocha, produtora da Quinta da Comenda, intercalada com imagens da quinta; vinhas; adega; cubas em inox; casa da quinta. 16m21: Exteriores e interiores da casa de agro-turismo, da quinta. 16m52: Conversa com Susana Beirão, directora comercial da Quinta da Comenda; garrafas de vinho da quinta. 19m11: Rubrica "Escolha da Semana", com a apresentação das seguintes sugestões de dois vinhos brancos, da região do Douro sauvignon lavradores de feitoria e de Alenquer o viognier madrigal 2006. 20m14: Rubrica "Coisas do Vinho", conversa com Luís Soares Duarte, enólogo, sobre a battonage, que consiste em "bater" o vinho com o objectivo de agitar as borras e amaciar o vinho, intercalada com imagens do processo de levedura do vinho, maceração, fermentação maloláctica, consiste na transformação do ácido málico em ácido láctico, para reduzir a acidez do vinho. 26m27: Sugestão gastronómica da semana: prato de robalo de mar, acompanhado por um vinho branco da Bairrada, Chardonnay da Quinta do Ferrão 2006.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .