Príncipes do Nada: Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

00:24:52

Programa apresentado por Catarina Furtado sobre Estela Santos, beneficiária de micro-crédito da MORABI, Associação de Apoio à Auto-Promoção da Mulher no Desenvolvimento, em Cabo Verde; o projeto Luz Bin, Promoção da Energia Solar nas Escolas de Bafatá, na Guiné Buissau, uma iniciativa da TESE, Associação para o Desenvolvimento; e ainda a educação sexual e a luta contra a sida em Moçambique pela COALIZÃO, organização moçambicana de apoio aos jovens.

  • Nome do Programa: Príncipes do Nada: Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
  • Nome da série: Príncipes do Nada II
  • Locais: Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique
  • Personalidades: Catarina Furtado
  • Temas: Economia e Finanças, Educação, Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Coordenação: Catarina Furtado e Ricardo Freitas. Jornalistas: Marisa Feio e Sara Gomes. Realização: Ricardo Freitas.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Cabo Verde, Ilha de Santiago, vistas gerais dos bairros pobres, quotidiano, mulheres carregam sacos à cabeça, Catarina Furtado entrevista Estela Santos, Manuel Araújo, marido, Jailson, Helga e Valter, filhos de ambos, visita à sua casa, onde funciona a oficina de fabrico de bolos secos, cozinha e sala da habitação, Estela a trabalhar a massa dos bolos, distribuição no tabuleiro, e colocação no forno, Manuel e filhos ajudam no fabrico dos doces, cartaz da MORABI exposto na parede. Guiné Bissau, Bafatá, Babadinca, paisagem junto ao rio, crianças e quotidiano em bairro pobre, danças tradicionais ao som de tambores durante a festa de inauguração do Liceu Padre António Grilo, exterior do edifício escolar com telhado coberto de painéis solares, declarações de Sambei Baldé, Engenheiro Agrónomo e funcionário Local da TESE, Nuno Assunção, Coordenador do Projeto, Xavier Afonso, Professor, Mário Moreira, Diretor do Liceu, Adjá Kará, Administradora da Comunidade, cerimónia oficial com assinatura de documento, presença de jovens e crianças, crianças a andar de bicicleta, funcionário escolar acende as luzes da sala de aula para início do ensino noturno, e abre a televisão, entrada de homens e mulheres, alunos do ensino para adultos, exterior da escola à noite, fogueira acesa. Moçambique, Maputo, movimento de estudantes à saída de uma escola, e no recreio, consulta de educação sexual de rapariga jovem no gabinete de aconselhamento da associação COALIZÃO, declarações da própria, Alex Muianga, Presidente da Associação, Maria Felecena, Ativista, exterior da Associação Coalizão da Juventude Moçambicana, cartaz a incentivar o uso do preservativo, interior com funcionários a trabalhar, movimento de rua em zona pobre, mercado ao ar livre, ruas cheias de lama e lixo, grupo de jovens da associação a cantarem na rua numa ação de sensibilização às populações, cartaz da associação pendurado na via pública, pessoas às compras nas diversas tendas do mercado, jovens e crianças assistem a uma exibição teatral dos ativistas da associação em prol da luta contra a sida, rapariga canta acompanhada à viola.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .