Presos, Prisões, Liberdades – Parte II

00:34:32

Segunda parte do programa apresentado por Francisco Moita Flores dedicado ao sistema prisional e as implicações sociais do encarceramento na vida dos reclusos, com convidados que debatem este tema, no Teatro Municipal Vasco Santana, em Lisboa.

  • Nome do Programa: Presos, Prisões, Liberdades
  • Nome da série: Marginalidades
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Francisco Moita Flores, João Silva, Margarida Medina Martins, Helena Peleira
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Francisco Moita Flores Produtor de estúdio: António Rocha Produção: Cristina Arvelos; Isabel Pinhão; Rosário Feliciano e Multicena Realização: Paulo Rosa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reportagem sobre o "O Companheiro", instituição particular de solidariedade, ligada à Igreja, com apoios da Misericórdia, Serviços Prisionais e Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objectivo ajudar ex-reclusos e sem abrigo a construírem o futuro; entrevista a Fernando, ex-recluso que se encontra a prestar trabalho temporário nesta instituição e que refere as vivências de quotidiano numa prisão e os seus anseios profissionais e emocionais para a sua vida futura. Instituição "O Companheiro", exterior dos edifícios que compõem a instituição, plano próximo de homens a trabalharem na oficina de serralharia, quarto, mulher a passar a ferro, a bordar; material de marcenaria intercalado com entrevistas a João Silva, Director de "O Companheiro" e a vários ex-reclusos que recebem apoio da instituição. 31m03: Francisco Moita Flores entrevista João Silva, Director de "O Companheiro", Raimundo de Sousa, ex-recluso que cumpriu pena de dezassete anos e que se encontra a trabalhar na instituição "O Companheiro" e, Amílcar Velhinho, que se encontra em liberdade condicional. 35m06: Reportagem sobre o quotidiano dos filhos das reclusas que permanecem no Estabelecimento Prisional de Tires, exterior da instituição, plano de uma cama para bebé, reclusas com recém nascidos ao colo, filhos de reclusas a serem encaminhados para a creche, plano de várias crianças vestidas com bibes e a comerem pão, plano geral do berçário, crianças em atividades na creche, plano próximo de crianças, plano de roupa de bebé estendida nas grades de uma janela da cela prisional intercalado com entrevistas às reclusas, Cristina Trindade, Vitália Parra e Adelaide Flores; a Fernanda Aragão, Directora do Estabelecimento Prisional de Tires e a Manuel Fernando, criança de 6 anos que continua a permanecer na prisão para além do tempo permitido por lei. 39m57: Francisco Moita Flores entrevista em estúdio Margarida Medina Martins, Presidente da Associação de Mulheres Contra a Violência; Helena Peleiro, professora no Estabelecimento Prisional do Linhó e Maria da Graça, reclusa a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Tires. 53m44: Atuação ao vivo de "Os Condenados", grupo de música composto por reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó; Moita Flores entrevista membros do grupo musical.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .