Presos, Prisões, Liberdades – Parte I

20:57:42

Primeira parte do programa apresentado por Francisco Moita Flores dedicado ao sistema prisional e as implicações sociais do encarceramento na vida dos reclusos, com convidados que debatem este tema, no Teatro Municipal Vasco Santana, em Lisboa.

  • Nome do Programa: Presos, Prisões, Liberdades
  • Nome da série: Marginalidades
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Francisco Moita Flores, Armindo Varino, Vítor Nogueira, Marques Ferreira
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Francisco Moita Flores. Autoria: Francisco Moita Flores e Cristina Arvelos. Produção: Cristina Arvelos, Isabel Pinhão e Rosário Feliciano. Realizador: Paulo Rosa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Francisco Moita Flores faz introdução ao tema do programa que se debruçará sobre o sistema prisional e os prisioneiros em Portugal. 03m27: Reportagem sobre o Estabelecimento Prisional de "Vale de Judeus", plano de guardas prisionais a percorrerem corredor de uma ala da prisão e a abrirem uma cela; plano do preso José Godinho (condenado a 7 anos de prisão por abuso de confiança) no interior da sua cela prisional, a descer uma escada, a atravessar o pátio da prisão, plano próximo do preso a segurar uma faca de madeira e a barrar com manteiga um pão, plano geral do pátio da instituição, lavandaria, guarda prisional a mostrar fardas dos prisioneiros, armazém geral, atelier de costura, reclusos a trabalharem na oficina de tipografia, recluso a passar num posto de controlo à saída da tipografia intercalado com entrevistas a Mário Planche, Guarda Prisional que refere várias funções que já exerceu dentro da prisão; José Godinho que já cumpriu ano e meio de pena; Mário Pandaio, tipógrafo e guarda prisional que atualmente dirige a tipografia da prisão; Germano Raposinho, recluso que trabalha na tipografia. 10m52: Refeitório prisional em Vale de Judeus, plano geral da sala, mesas com os utensílios necessários para a tomada de refeição, presos a comerem; plano geral do pátio do estabelecimento prisional; entrevistas a Mário Planche e José Godinho intercaladas com planos de uma sala de aula para alfabetização de prisioneiros e recolha de um preso à sua cela. 15m14: Francisco Moita Flores entrevista Armindo Varino, Guarda Prisional e Dirigente Sindical, Vítor Nogueira, da Amnistia Internacional e Marques Ferreira, Director Geral dos Serviços Prisionais.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .