Presidenciais 76 – Parte 20

00:50:59

Vigésima parte da emissão especial dedicada às eleições presidenciais de 1976 conduzida pelos jornalistas Fernando Balsinha e Maria Elisa Domingues em Lisboa e Carlos Blanco no Porto.

  • Nome do Programa: PRESIDENCIAIS 1976
  • Nome da série: PRESIDENCIAIS 1976
  • Locais: Lisboa, Porto
  • Personalidades: Fernando Balsinha, Maria Elisa Domingues, Carlos Blanco, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro de Pezarat Correia, Vasco Lourenço, Fernando Midões, Vasco da Gama Fernandes, Ana Zanatti
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fernando Balsinha, nos estúdios do Lumiar, faz balanço sobre as eleições presidenciais e divulga resultados; quadro dos resultados nacionais em que Ramalho Eanes obtém 61,48%, Otelo Saraiva de Carvalho 16,56%, Pinheiro de Azevedo 14,37% e Octávio Pato 7,59% (com 4009 freguesias apuradas); Maria Elisa Domingues apresenta mapa representativo dos resultados finais registados nos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja, Faro, Funchal, Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada; Fernando Balsinha divulga os resultados finais das eleições regionais nos Açores e na Madeira. Secção de voto em Lisboa e contagem dos votos na presença de fiscais mandatos dos candidatos presidenciais; boletins de voto. Vivo de Fernando Balsinha; declarações do General António Ramalho Eanes, presidente da República eleito, sobre o ato eleitoral e o que este simboliza em Portugal. Carlos Blanco, a partir do estúdio da RTP no Porto, refere o estado de saúde do Almirante Pinheiro de Azevedo, primeiro ministro, internado no Hospital de São João no Porto; declarações do Comandante Pires Neves, ajudante de campo do primeiro ministro, sobre o boletim clínico de Pinheiro de Azevedo; vivo de Carlos Blanco sobre a realização do ato eleitoral no norte do país. Lisboa, Jardim Afonso de Albuquerque, Marcelo Rebelo de Sousa, analista político, analisa o papel, poderes, direitos e deveres do presidente da República de acordo com a Constituição da República Portuguesa de 1976. Brigadeiro Pezarat Correia a votar e a prestar declarações sobre o significado e importância da eleição do presidente da república e candidaturas presidenciais. Fernando Balsinha refere a mensagem do Brigadeiro Vasco Lourenço, Comandante da Região Militar de Lisboa, enviada aos estabelecimentos militares da sua região sobre a forma como lidaram e colaboraram com as eleições presidenciais e apresenta as notícias que constituem a informação internacional ilustrado com imagens de Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos da América, em diversas situações e dos delegados em reunião na Cimeira de Porto Rico e manifestação. Carlos Blanco refere as notícias que constituem a informação nacional ilustrado com imagens de reunião sobre o Dia Mundial da Cooperação com declarações de Ferreira da Costa e Bento Azevedo, do MADE- SERVICOOP, sobre a referida efeméride e da inauguração do infantário dirigido aos filhos dos trabalhadores e cerimónia inserida nas comemorações do Lar do Comércio no Porto. Vivo de Fernando Balsinha; jornalista Fernando Midões entrevista Vasco da Gama Fernandes, presidente da Assembleia da República e antigo membro da candidatura do General Humberto Delgado, sobre as eleições presidenciais de 1958 e a candidatura de Humberto Delgado alternado com imagens de arquivo de Humberto Delgado em várias situações. Vivos de Fernando Balsinha e de Ana Zanatti, apresentadora de continuidade, nos estúdios do Lumiar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .