Pequeno Diário de uma Dona de Casa

00:47:59

Programa sobre a mulher doméstica em Portugal, com destaque para as dificuldades e condições em que se conciliam a vida familiar e o trabalho, acompanhando o quotidiano de Olga Fernandes, mãe divorciada de três filhos que exerce a atividade de costureira.

  • Nome do Programa: Pequeno Diário de uma Dona de Casa
  • Nome da série: Nome Mulher
  • Locais: Portugal
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Antónia de Sousa, Maria Antónia Palla Realização: Cinequipa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Olga Fernandes cose peça de vestuário no âmbito da sua profissão de costureira e conversa com colega enquanto cose e corta peças de roupa. 08m14: Olga prepara refeição, sai de casa, faz compras na mercearia, chega e lancha em casa e prepara refeição ao mesmo tempo que refere as dificuldades de ser dona de casa destacando a falta de ajuda, os locais onde vai fazer compras para casa, os eletrodomésticos que possui e atividade de venda de comida para fora, a subida de preços em discrepância com o nível de vida, a leitura de livros e jornais, a frequência com que vai ao teatro e ao cinema, o nível de isolamento da mulher doméstica e afirma que não se sente frustrada pelo contrário. 22m48: Flora e Isabel, filhas de Olga, com amigas no quarto destacando-se a decoração alusiva à música e cinema; Olga prepara a mesa na sala e refeição na cozinha, faz compras em retrosaria, utilizada aspirador para limpar a sala, coloca roupa e detergente na máquina de lavar e chega a casa com o filho David depois da escola. 30m51: Entrevista a Flora e Isabel sobre as expetativas que têm relativamente ao seu futuro em comparação com a vida da mãe; Olga refere a sua atividade enquanto costureira, a necessidade de trabalhar, a crise que afeta o setor e os rendimentos que aufere na costura e conversa com colegas sobre costura e as tarefas domésticas que ainda vão executar nas respetivas casas. 40m53: Olga refere as dificuldades que sente enquanto "chefe de família" e o facto da revolução do 25 de abril não ter provocado mudanças na sua vida, afirma-se otimista em relação ao futuro e lê livro em casa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .