Pais e Filhos separados através de Fronteiras – Parte II

00:34:42

Segunda parte do programa, apresentado pelo jornalista Miguel Sousa Tavares, dedicado a debater a situação de privação de contacto de filhos com um dos progenitores. Intervenientes no debate: Francisco Ferreira Ponciano, pai que há 4 anos não vê as filhas, Albertine Santos, psicóloga e professora na Escola Superior de Educadoras de Infância, Joaquim de Matos, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa e Menéres Barbosa, juiz e Diretor-geral do Serviço Tutelar de Menores.

  • Nome do Programa: Pais e Filhos separados através de Fronteiras
  • Nome da série: A Hora da Verdade
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Miguel Sousa Tavares, Albertine Santos, Joaquim Matos, Menéres Barbosa
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Direção de Informação: José Eduardo Moniz e Adriano Cerqueira Edição: Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante Produção: Feliciana Amaro Realização: Manuel Tomás
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Meneres Barbosa diz conhecer o caso apresentado na reportagem e admite que tribunais portugueses não cumpriram a Convenção da Haia. 02h28m08: Albertine Santos diz que é sempre doloroso para uma criança ter de escolher entre o pai e a mãe. 02h29m25: Joaquim de Matos admite que opinião da criança sobre com qual dos progenitores quer viver pode ser porta aberta para fraudes mas sublinha que Convenção da Haia acautela interesses do menor. 02h34m17: Albertine diz que é dramático para uma criança ter de fazer escolhas, sozinha, sobre os seus próprios pais; Meneres Barbosa afirma que Acordo de Haia prevê que menor seja obrigado a visitar o progenitor com quem não vive, mesmo contra sua vontade. 02h37m32: Ferreira Ponciano conta que dois anos depois do divórcio a ex-mulher foi para França e levou as duas filhas menores sem lhe comunicar. 02h43m13: Joaquim de Matos diz que, neste caso, o que está em causa é o direito de visita. 02h47m52: Albertine sublinha aspetos emocionais nos casos em que um pai não deixa o outro ver os filhos. 02h50m40: Meneres Barbosa reconhece que controlo de situação de rapto de menores por um dos pais é mais difícil em fronteiras terrestres. 02h51m03: Ferreira Ponciano garante que jamais desistirá de rever as filhas. 02h57m55: Miguel Sousa Tavares despede-se do programa e agradece a toda a equipa envolvida na produção "...boa noite e até sempre."

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .