Os Últimos Herdeiros do Tejo

00:25:18

Programa apresentado pela jornalista Sílvia Alves sobre os Avieiros de Vila Franca de Xira, os últimos pescadores do Tejo, a última geração que faz da pesca um modo de vida e o seu sustento, mas que a poluição ameaça com a destruição da riqueza ecológica do rio.

  • Nome do Programa: Os Últimos Herdeiros do Tejo
  • Nome da série: Planeta Azul III
  • Locais: Vila Franca de Xira
  • Personalidades: Sílvia Alves
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Sílvia Alves. Jornalista: Sílvia Alves. Produção: Amélia Gomes Ferreira. Realização: Ana Bela Batalha.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Margens do Rio Tejo, ancoradouro, barcos de pesca - bateira, pescador, vistas do rio, nuvens, peixe vivo na areia. Ponte ferroviária, comboio passa; vistas aéreas, auto-estrada do norte, automóveis a circular, rio e margens; passeio com candeeiros na margem do rio; marcações numa parede do nível das águas, das cheias de vários anos. Vila Franca de Xira, ponte sobre o rio, ancoradouro, barcos; mapa de Vila Franca de Xira; pp barcos de pesca, cataventos, material de pesca, embarcação com cabine, alojamentos; patos entram na água, vista da localidade de Esteiro de Nogueira; obras na zona ribeirinha, máquinas trabalham, peixe morto flutua na água; vistas da zona industrial nas margens do rio; casal de Avieiros regressa da pesca, mulher prende barco ao cais, homem lava barco; Manuel do Vau, avieiro, entra no Mercado Municipal, bancas de venda de peixe, avieiro entrega resultado da faina a peixeira; camarão do rio. 07m57: Pescador remenda rede; declarações de Manuel do Vau sobre a morte de um casal de avieiros alternado com ponte de Vila Franca de Xira, pôr-do-sol, balde com camarões e caranguejo; casa com estacas sobre a água, barcos guardados em terra; plantação de tomates à beira da estrada, camião a passar, pp tomate, mulheres trabalham na terra; paisagens; campo de milho, sistema de rega bombeia água do rio; vistas aéreas, campo cultivado, ilha no rio. 11m28: Ilha no Tejo, instalações da Coudelaria Nacional, cerca com cavalos de raça, cavalos a pastar, a comer ração, cavalos entram para veículo de transporte, veículo atravessa o rio na maré baixa; Luís da Cristina, avieiro conduz barco. Vista aérea da aldeia avieira de Palhota; casa, marco de cheia; declarações de Humberto Vasconcelos, Projecto "Palhota Viva" sobre a preservação da aldeia; vistas da aldeia, casas recuperadas, casas degradadas; cartaz de programa do projecto; homem recolhe amostra de água na aldeia; declarações de Navid Imani, Técnico "Fontelusa" sobre os resultados das análises. 15m32: Palmeiras nas duas bermas de estrada em terra batida, margens do rio; declarações de Humberto Vasconcelos; rio, draga em atividade, máquinas retiram areia, gado pasta na margem; embarcação navega até Valada, vistas do rio, pássaros voam, cavalos em ilhota, máquina de extracção de areias. Caneiras, vistas do rio, barcos, habitações; declarações de Manuel Vicente Mendes, Avieiro, sobre a pesca da enguia; balde com enguias é virado para dentro de rede, Manuel Vicente constrói barco ajudado pela mulher; pescadores entram no barco, esticam rede, remam, atiram-na ao rio, arrastam-na para a praia, peixes saltam; declarações de José Jerónimo Vieira, Avieiro sobre os valores das reformas; tiram peixes das redes. 22m48: Escaroupim, exterior da Casa-Museu, barcos no rio; declarações de Vergílio Botas, Avieiro, sobre a poluição e as dificuldades financeiras, de José Letra, Avieiro sobre as dificuldades da vida de pescador; proa da embarcação "Ti Moreira", rio, pôr-do-sol.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .