Os Tapetes de Arraiolos

00:28:45

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vila alentejana de Arraiolos, à sua história e património, com destaque para os tapetes típicos da região.

  • Nome do Programa: Os Tapetes de Arraiolos
  • Nome da série: A Alma e a Gente III
  • Locais: Arraiolos, Viana do Castelo
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d´Almeida e José António Crespo. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Hermano Saraiva, na vila de Arraiolos; vista da vila encimada por castelo; centro da vila; exterior da igreja; ruas típicas e casario; plano aproximado do paio de Arraiolos, empadas e pastéis de toucinho; exterior da Fábrica de Tapetes de Arraiolos; tapetes regionais, ex-libris da vila, e bordadeira. 04m34: Vistas do Castelo de Arraiolos, monumento do séc. XIV, com grande muralha circular, torre de menagem, antigo Paço do Palácio do I Conde de Arraiolos, Dom Álvaro Pires de Castro, irmão de Inês de Castro; ruínas do castelo, vários planos do exterior da igreja que se encontra dentro do mesmo; interior da igreja, figura do Senhor dos Passos carregando a cruz; vários quadros expostos com ex-votos de crentes que narram os milagres; vistas panorâmicas a partir das muralhas do castelo; pinturas sobre João das Regras, Dom João I, Dona Inês de Castro e Dom Pedro I, de guerra; óleos dos Reis Dom Pedro e Dom Afonso IV. 14m52: Vistas da cidade de Viana do Castelo e do Rio Lima; exterior do Palácio onde habitou a filha de Dom Álvaro Pires de Castro; painel de azulejos retratando Dom Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável; Convento dos Lóios, agora Pousada de Nossa Senhora da Assunção, pórtico manuelino, claustros com exposição de tapetes de Arraiolos; pormenores dos mesmos, bordadeira a trabalhar com plano próximo das suas mãos a bordarem um tapete; movimento de rua na vila, pelourinho, largo do município com parte do chão envidraçada de modo a poder observar-se os antigos silos escavados no chão e onde se supõe que se fizessem as tintas e cores para tingir as lãs dos antigos tapetes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .