Os Românticos da América Latina – I Parte

00:28:18

Primeira parte do programa de entretenimento apresentado por Júlio Isidro, dedicado à música latina nos anos 50, com os convidados especiais, Luís Luzes e Vasco Rafael; e com as atuações dos cantores residentes, Pedro Malagueta, Tó Leal, Dulce Pontes, Vera de Vilhena, Isabel Campelo e Paulo de Carvalho.

  • Nome do Programa: Os Românticos da América Latina
  • Nome da série: REGRESSO AO PASSADO II
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Júlio Isidro, Luís Luzes, Vasco Rafael, Pedro Malagueta, Tó Leal, Dulce Pontes, Vera Vilhena, Isabel Campelo, Paulo de Carvalho
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: Júlio Isidro Produtor: José Manuel Rodrigues Realizador: Ricardo Andrea
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Dulce Pontes e Isabel Campelo interpretam os temas: "Média Luz" e "Carminhito". Júlio Isidro fala da transmissão televisiva da coroação da rainha Isabel II de Inglaterra, pela British Broadcasting Corporation a 2 de junho de 1953 e marca o início do reinado de Isabel II como soberana do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Paquistão e das outras nações da Commonwealth, da participação de Portugal no Festival da canção latina em Génova em 1955, com a canção "Olhos Verdes", ilustrado com imagens de arquivo. Vasco Rafael interpreta a canção "Olhos verdes". Júlio Isidro recorda da posse do 34.º Presidente dos Estados Unidos da Amárica Dwight David Eisenhower em 1953, de René Jules Gustave Coty, político francês cuja carreira culminou, com sua eleição à presidência da República em 1954, cargo que ocupou até 1959. Foi o segundo e último presidente da Quarta República Francesa, e que a União Nacional vencia as eleições em Portugal, ilustrado com imagens de arquivo. Júlio Isidro conversa com Luís Luzes, Sociedade Filarmonica Alunos de Apolo, actuação de um tango pelos pares: Marina e Carlos Manuel, Alexandra e Víctor e Marina Rodrigues e Alberto Rodrigues. Isabel Campelo interpreta o tema: "Beija-me Mucho". Júlio Isidro fala da morte do secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central, Josef Vissarionovitch Stalin, em 5 de Março de 1953, em 18 de Abril de 1953 na Área de Testes de Nevada, a maior arma nuclear foi testada, a Tsar Bomba da União Soviética, Nikita Kruschev é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, ilustrado com imagens de arquivo. Fotografia do tenor Luís Piçarra, que é recordado pela cantora Alexandra, que interpreta o tema: "Caminho errado".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .