Os Prodígios da Nazaré

00:28:00

A paisagem e a história, as lendas e o património da vila da Nazaré, aquela que José Hermano Saraiva considera uma das mais belas povoações do litoral português, num programa com que o professor inicia o ano de 1998.

  • Nome do Programa: Os Prodígios da Nazaré
  • Nome da série: Horizontes da Memória IV
  • Locais: Nazaré
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva Produtor: José António Crespo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens de um plano superior da vila da Nazaré e do seu casario e das paisagens circundantes vistas das arribas da região; 00:05:05 / 00:05:54: Imagem de Nossa Senhora da Nazaré do século XVII que se encontra no Museu de Arte Sacra retirada da Ermida, de forma a evitar a sua degradação; 00:06:52: Peças expostas no aludido Museu com especial destaque para uma pedra esculpida que representa a Nossa Senhora da Nazaré segurando o menino Jesus, pedra essa que costumava estar na Ermida da Memória (00:09:23); No andar imediatamente por baixo do Museu encontra-se um arquivo no qual se destacam várias obras inéditas, nomeadamente um livro composto por 2 volumes manuscritos inéditos, que pretendem representar a História da Nazaré, escritos pelo ermitão da Real Capela, padre José D"Almeida Salazar, em 1841 (00:11:12); Deste livro o historiador relata duas breves histórias; 00:13:43: Terreiro da vila e a sua Igreja que no lado oposto tem o Soberco (falésia); 00:16:24: Sé da Idanha e Igreja de São Furtuoso de Montélias, junto a Braga e da Igreja de São Pedro Balsemão, na região de Lamego que representavam os três únicos monumentos visigóticos conhecidos em Portugal até à descoberta da igreja visigótica em recuperação pelo IPPAR, que é a Capela de S. Gião da Nazaré (00:15:13 / 00:16:50), em simultâneo explica-se a importância dos visigodos na formação de Portugal; 00:22:33: Quadro que ilustra a batalha de Guadalete, durante a qual o rei visigodo, Rodrigo foge disfarçado de mendigo escondendo a imagem de Nossa Senhora da Nazaré no local onde D. Fuas Roupinho (almirante de D. Afonso Henriques) vem a ser salvo de cair no precipício, ao invocar o nome da Santa; 00:26:03: Quadros alusivos à lenda de D. Fuas Roupinho; 00:29:02: Exterior e interior da Ermida em honra de Nossa Senhora da Nazaré.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .