Broa de Avintes

00:28:00

O programa que fecha o ano de 1997 é consagrado pelo professor José Hermano Saraiva à vila de Avintes, numa altura em que esta comemora 1100 anos de idade, e à tradicional broa que aí continua a ser produzida, um pão feito à base de farinha de milho e centeio.

  • Nome do Programa: Broa de Avintes
  • Nome da série: Horizontes da Memória IV
  • Locais: Avintes
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vista da vila de Avintes; embarcação tradicional "Valdoeiro", que fazia a travessia entre Valbom e Avintes; barcos no Rio Douro; placa a indicar os 1.100 anos de Avintes; gravura do ano de 800, com Carlos Magno, sagrado Imperador pelo Papa; ilustração alusiva a uma batalha no Século IX; referências à lenda de "Gaia"; vista de Vila Nova de Gaia; gravura do Rei mouro, que rouba a mulher do Rei Ramiro, para representar a lenda de Gaia. 12m13: Forno a lenha; broa de Avintes; Rita, Arminda e Conceição, padeiras da broa; Pedra da Audiência, onde sobre ela se fazia a justiça em Avintes; Alzira Santos, professora, considerada representante da mulher de Avintes e dedicada à cultura da povoação; desenho de 1946 do "Teatro Minerva de Curiosos"; cartaz de espectáculos da Sociedade Dramática Almeida e Souza, aquando da sua inauguração com a peça de teatro "A familia do degredado"; imagens fixas alusivas a personagens de teatro; referências a descrições de escritores portugueses sobre a mulher de Avintes; comentários de Alzira Santos, sobre a mulher; imagens breves, que ilustram a fome. 22m50: Entrada da quinta em Avintes de D. Maria Isabel Van-Zeller, seguida de fotografia da benfeitora, que nasceu em 1749; casa apalaçada (solar) onde viveu D. Maria Isabel Van-Zeller e onde vacinava a população contra a varíola; eucaliptos, mandados plantar por Pedro Van-Zeller, cuja semente veio da Austrália.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .