Os Mistérios de Eleusis

00:25:38

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à Mitologia Grega, em especial ao sítio arqueológico de Eleusis, onde se situa o templo dedicado a Deméter, Deusa da agricultura, das colheitas e fertilidade da terra, e ao culto secreto aí celebrado.

  • Nome do Programa: Os Mistérios de Eleusis
  • Nome da série: Mitos Eternos
  • Locais: Grécia
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: José Hermano Saraiva Produtores: Diogo D´Almeida e José António Crespo Realização: Paulo Saraiva Produção: Videofono
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início do programa com panorâmicas do sítio arqueológico de Eleusis e suas ruínas, um dos mais famosos santuários de todos os tempos, destaque para pedra com inscrição que diz "coração do templo" e onde se passavam os Mistérios de Eleusis (também conhecidos como mistérios eleusinos) eram ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Deméter e Perséfone, que se celebravam em Eleusis, localidade da Grécia próxima a Atenas, bases de colunas em pedra que formavam as bases do templo e pedra com a inscrição "Anaktoron", que significa o lugar do sacerdote, bancada escavada na pedra onde os jovens atenienses assistiam a estes cultos realizados no Outono, na época das vindimas. Vistas da Acrópole de Atenas, rua que descia da Acrópole conhecida como a via sagrada, estátuas que adornam esta via que passa pelo cemitério do Cerâmico ou Kerameikos, destaque para as estátuas gregas, gravura que ilustra aspectos do culto. Cavernas do santuário onde vivia Hades, o Deus dos Infernos, explanação sobre a genealogia dos deuses na antiga Grécia que se inicia com os titãs e a mistura de Urâno e Geia (o céu e a terra), panorâmicas de montes, gravura de Cronos (deus do tempo e rei dos Titãs) e Réia (sua mulher) e o seu último filho, Zeus, estátua em bronze do mesmo. Vistas gerais do sítio de Eleusis que foi consagrado a Deméter, filha de Cronos e Réia, e deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. Topos de colunas de pedra, gruta de Hades ou Plutão com recanto com flores e frutos em sua honra depositadas por mães estéreis que esperam poder engravidar. 18m18: Colunas do templo dedicado a Deméter, explicação da lenda sobre a relação de Zeus com Deméter da qual nasceu uma filha, Perséfone, que foi raptada por Hades e que serviu de semente para frutificar o mundo, gravuras para ilustração desta lenda, vistas gerais da cidade nova de Eleusis e dos montes circundantes, paredes meias com a estação arqueológica de Eleusis, pormenores das ruínas. 21m25: Pormenores da estátua em pedra de Deméter sem cabeça e sem braços, do século V A.C., baixo relevo de Deméter a entregar as primeiras semente de trigo ao jovem Triptólemo, na mitologia grega, um herói cujo culto estava associado à deusa Deméter a à agricultura; José Hermano Saraiva presta singela homenagem a esta deusa depositando junto à sua estátua papoilas. 26m09: Busto em pedra de Cariátide, figura humana feminina que sustenta uma cornija ou arquitrave de um templo, constante do Museu Arqueológico de Eleusis.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .