Oportunismo Publicitário da Distribuição Cinematográfica

00:25:03

Programa sobre os cartazistas de cinema, também denominados de cenógrafos, e o sensacionalismo da publicidade cinematográfica depois da Revolução de 25 de Abril, como forma de angariação de público para as salas de cinema.

  • Nome do Programa: Oportunismo Publicitário da Distribuição Cinematográfica
  • Nome da série: Das Artes e Ofícios
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Dorminsky
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Cartaz do filme "Z, A Orgia do Poder", a ser retirado de fachada de cinema; cenários pintados; depoimento de cenógrafo sobre os cartazes de fachada e de montra e a decoração de montras alusivas a filmes; cartazista a sair de loja de vestuário na Baixa e a colar letras em montra com manequins despidos; mulher a montar e a vestir manequim; montra a ser decorada; depoimento do dono da loja sobre a sua relação com os distribuidores de cinema e os benefícios mútuos; pessoas a ver a montra. 05m17: Depoimento de cartazista sobre a composição dos cartazes, a relação com os distribuidores e as diretrizes internacionais; cartazes de cinema e pormenores. Cenógrafo pinta cartaz grande no chão com pistola, desenha-o na quadrícula e pendura-o na fachada do cinema; cartazista da distribuidora Castello Lopes fala nas diretrizes impostas pelos grandes distribuidoras de filmes; fachada do cinema Condes com cartazes, projeção do filme "A Máquina do Amor". 10m05: Depoimento de Edgar Marcelo, da Comissão de Classificação de Espetáculos, sobre a relação entre a publicidade e a classificação etária de filmes; cartazes de filmes para adultos na fachada do cinema Odeon; rapazes a ver fotografias publicitárias destes filmes; Mário Dorminsky, responsável pela publicidade de exibição de filmes fala da dificuldade de lançar um filme em poucos dias e da necessidade de haver coerência entre o produto e a sua publicidade para dar ao público a noção exata do que vai ver; cartazes de filmes para adultos; vidros de cinema pintados com publicidade de filmes para adultos e homem a olhar. Edgar Marcelo fala da publicidade enganosa. 15m28: Cartazista da Castello Lopes refere as temáticas dos filmes mais apreciadas pelo público, como violência e sexo. Cartazes de filmes violentos no Cinema Condes e de filmes para adultos. Mário Dorminsky comenta as pressões governamentais para moderar a publicidade de filmes para adultos. Pessoas a ver cartazes e fotografias de publicidade de filmes para adultos. Edgar Marcelo continua a falar de publicidade enganosa dando como exemplo o filme "Z" de Costa Gravas e comenta o desvirtuamento e a utilização comercial das classificações de filmes; anúncio do filme no jornal. Publicidade de filmes para adultos em cinemas. Anúncio de "O Último Tango em Paris" com o aviso de cenas eventualmente chocantes. Comentários de transeuntes sobre este aviso. 23m19: Mário Dorminsky comenta o aproveitamento político do filme "O Atentado", comparado com o caso de Humberto Delgado, em exibição no Cinema Império; cartaz do filme. Publicidade a filmes para adultos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .