O Vice Rei – Parte II

00:28:54

Segunda parte do documentário apresentado por Paulo Varela Gomes sobre a presença dos portugueses na Índia, destacando Ceilão e a derradeira luta de Constantino de Sá pela conquista do reino de Candia, cuja posterior aliança aos Holandeses ditaria o fim dos portugueses em Ceilão.

  • Nome do Programa: O VICE REI
  • Nome da série: O MUNDO DE CÁ
  • Locais: Sri Lanka, Goa
  • Personalidades: Paulo Varela Gomes
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Camilo de Azevedo e Paulo Varela Gomes Apresentação: Paulo Varela Gomes Genérico: Camilo de Azevedo, Nicolau Tudela e Pedro Santos Produção: Radiotelevisão Portuguesa em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses Realização: Camilo Azevedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início com paisagens dos reinos hindus de Narsinga e Vijaianagra, enquanto Paulo Varela Gomes fala sobre Frei Luís Salvador que esteve nesta região enviado pelo vice-rei de Cochim, D. Francisco de Almeida; 4m25: Vistas do Templo de Narsinga; homem numa embarcação tradicional; pessoas indianas lavam roupa na margem do rio e outras tomam banho; velho indiano de barba branca dentro de água até à cintura e mergulha nas águas do rio, de seguida estátua de Vishnu (homem-leão); 5m57: Interior e exterior do Pavilhão de Lotus Mahal com arquitectura muçulmana, mas de origem hindu; 6m46: Paulo Varela Gomes fala sobre os comércios desenvolvidos pelo reino de Vijainagra; por trás de si passa um elefante pintado com ornamentos indianos; vistas dos estábulos dos elefantes da corte; 7m58: Estrada de laje que torneia grandes rochedos, em cujas bermas estão sentados velhos indianos, seguidos de vistas, em voz off, relato da descrição que faziam da época sobre Vijainagra; O apresentador continua a descrição das visitas de portugueses a este reino, nomeadamente de Fernão Nunes e Domingos Pais, explica os ornamentos num monumento, alusivos aos negociantes de cavalos; 9m13: Homens carregam e empilham cocos; vistas de Vijainagra; mulheres trabalham junto a uma pilha de cana de açucar; 9m38: Mulheres indianas vestidas com saris coloridos sobem as escadas das ruínas do Palácio da Vitória; Paulo Varela Gomes relata o episódio sobre a construção do aqueduto de Viajinagra pela mão dos portugueses no século XVI; quotidiano dos indianos de Vijainagra junto ao rio nas ruínas de edifícios portugueses; mulher indiana pousa um grande recipiente que carregava à cabeça; vacas pastam entre as ruínas do Palácio; 11m41: Vistas do Templo de Asara Ramah com destaque para os pormenores dos ornamentos esculpidos nas paredes exteriores; Paulo Varela Gomes explica aqueles ornamentos e as lendas que retratam este templo; vistas de Vijainagra; exterior de templo hindu Vintala, mandado construir por Krishna Devi, em voz off, explicam-se os templos hindus e destacam-se os seus ornamentos; 17m23: Indiano bate em colunas de pedra de um templo que emitem sons, explicação em voz off deste fenómeno, baseado no testemunho do jesuíta Francisco de Sousa; 18m58: Paulo Varela Gomes explica a relação dos portugueses do século XVI com as mulheres orientais; 20m15: Plano próximo de alto relevo de uma mulher oriental esculpida na pedra; várias cenas com conotação sexual esculpidas nas paredes do templo; ruínas de edifícios; vistas do Templo de Ashut Raya, em voz off, referem-se os escritos de Domingos Pais sobre as mulheres hindus e os templos, em simultâneo mulheres hindus carregam lenha na cabeça; 22m20: Negro 23m00: O apresentador num estabelecimento comercial em Ceilão conta alguns episódios da presença portuguesa nesta região hindu; 23m40: Embarcação tradicional é manejada no rio ao cair da noite; pôr-do-sol no rio e na cidade; cingaleses acendem velas em ritual hindu; Paulo Varela Gomes continua a falar da aculturação no século XVI; 25m44: Mulheres que vão casar, na Igreja de Santo António, em Colombo, em Ceilão; cerimónia de casamento; homenagem e devoção de indianos a Santo António; plano próximo de estátua do santo padroeiro dos casamentos; 27m30: Vistas da cidade de Colombo, movimento de rua; velho indiano, semi nu, sentado no chão junto a uma vitrina de santos católicos; 27m54: O apresentador sentado num quarto explica a estória de Constantino de Sá e a sua passagem por Colombo; lê um excerto de texto escrito por um poeta cingalês; 29m30: Vistas de ribeiro entre duas margens verdejantes, em voz off, fala-se da conquista do reino de Kandia; gravura que retrata Constantino de Sá e outra com o mapa da cidade de Guale; Paulo Varela Gomes relata a presença de Constantino de Sá em Ceilão e as batalhas para a conquista de Kandia; 32m32: Vistas de Guale, destaque para o farol e ruínas do forte português; explicação da chegada dos holandeses a Ceilão; gravuras da luta entre os portugueses e os holandeses em Goa e com os muçulmanos; 38m10: Vistas das ruínas da cidade de Chaúl; Paulo Varela Gomes relata o declínio do império oriental dos portugueses; grande plano de canhão português na ruínas de um forte; vistas de ruínas de Chaul e vários canhões abandonados entre a vegetação, enquanto em voz off se explica a presença portuguesa na cidade de Chaul; vestígios da presença portuguesa com realce para as armas de D. Manuel I na parede de um edifício coberto de vegetação sobre o qual uma antiga cisterna serve a população de Chaul, que retira água para recipientes, lavam a roupa e tomam banho; 42m15: Ruínas da Igreja de S. Francisco, junto ás quais existe um templo hindu; gravura que retrata Chaul; 43m59: Forte português junto à praia; vertígios da passagem portuguesa; cruz de cristo; Paulo Varela Gomes relata a lenda de Chaul; edifícios envolvidos pela vegetação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .