O Tio Alfredo e o Bairro Alto – Parte II

00:33:40

Segunda parte do programa apresentado pelo músico José Pracana, com os convidados António Valdemar, investigador e jornalista, Aida Duarte (Aidinha), filha de Alfredo Marceneiro e Judite, Nelo Lourenço, fotógrafo, Amália Rodrigues, Alfredo Duarte Jr., e Manuel de Almeida, com entrevista e atuações dos convidados acompanhados à guitarra por José Fontes Rocha e José Pracana e à viola por Manuel Martins e Alfredo Gago da Câmara.

  • Nome do Programa: O Tio Alfredo e o Bairro Alto
  • Nome da série: Silêncio ... que se vai Cantar o Fado
  • Locais: Arquipélago dos Açores
  • Personalidades: José Pracana, Amália Rodrigues, Alfredo Duarte Júnior, Manuel de Almeida, António Valdemar
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: José Pracana. Produtor: Víctor Toste. Realização: Emanuel Macedo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Pracana entrevista Amália Rodrigues, na casa da fadista em Lisboa, sobre os vários tipos de fado existentes, a importância que Alfredo Marceneiro teve no fado e canta à capela "Fado Cravo", afirma que "nasci para cantar o fado, nasci com o destino", destaca Hermínia Silva, José Porfírio, Manuel Calisto, fadistas, as semelhanças entre Alfredo Marceneiro e Alfredo Duarte Júnior, afirma "Alfredo Marceneiro foi uma pessoa que nunca mais há outra como ele", o estilo de Alfredo Marceneiro, alternado com escultura e caricatura representativas de Alfredo Marceneiro da autoria de Júlio de Sousa, escultor e poeta. 40m00: Imagens de arquivo do rosto de Alfredo Marceneiro com voz off a comentar o gosto de declamar e representar de Alfredo Marceneiro durante a interpretação dos fados; do fadista a declamar o poema "O bailado das folhas" do poeta Henrique Rego; de pessoas a aplaudir; de atuação de Alfredo Marceneiro a cantar o fado "Lembro-me de ti" com voz off a enumerar alguns traços da personalidade do fadista e de Alfredo Marceneiro a interromper atuação por causa dos músicos que o acompanham. 42m38: Imagens de arquivo, a preto e branco, de Alfredo Marceneiro, José Pracana, José Fontes Rocha, Francisco Peres e de José Carlos da Maia antes de atuação para o programa "Vamos aos Fados" a 24 de julho de 1977, e de excerto de entrevista a Alfredo Marceneiro. 43m51: Imagens de arquivo de José Pracana a imitar Alfredo Marceneiro e de Alfredo Duarte Júnior, acompanhado por José Fontes Rocha na guitarra portuguesa e dois músicos nas violas. 46m15: Alfredo Duarte Júnior canta o fado "Fado Mouraria". 50m19: Imagens de arquivo noturnas de Alfredo Marceneiro a caminhar por Lisboa com voz off a relatar a viagem de Alfredo Marceneiro a Faro. 50m54: Manuel de Almeida canta o fado "Igreja de Santo Estevão". 53m38: José Pracana entrevista António Valdemar sobre se considera o fado a "voz da alma portuguesa" e "canção nacional" não obstante ser uma forma de música de Lisboa que se estende a todo o território nacional, as tertúlias de intelectuais e eruditos nas casas de fado e como estas influenciaram os fadistas com destaque para Júlio Dantas, escritor e Júlio Pires, colecionador do fado, Gustavo Matos Sequeira, jornalista e escritor e Alberto de Sousa, pintor.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .