O Poema no Fado – Parte II

00:30:15

Segunda parte do programa apresentado pelo músico José Pracana, com os convidados David Mourão Ferreira, escritor e poeta, Vicente da Câmara, Amália Rodrigues e Maria do Rosário Bettenourt, fadistas, com entrevista e atuações dos convidados acompanhados à guitarra por José Fontes Rocha e José Pracana e à viola por Manuel Martins e Alfredo Gago da Câmara.

  • Nome do Programa: O Poema no Fado
  • Nome da série: Silêncio ... que se vai Cantar o Fado
  • Locais: Arquipélago dos Açores
  • Personalidades: José Pracana, David Mourão-Ferreira, Vicente da Câmara
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: José Pracana. Produtor: Víctor Toste. Realização: Emanuel Macedo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Atuação de José Pracana e José Fontes Rocha nas guitarras portuguesas e de Manuel Martins e Alfredo Gago da Câmara nas violas, que interpretam o fado instrumental "Rapsódia de Fados". 32m28: Continuação da entrevista a David Mourão Ferreira sobre a fase em que vários poemas de poetas portuguesas foram musicados pelo compositor Alain Oulman e interpretados por Amália Rodrigues, a importância de Amália Rodrigues, no início dos anos 50, na musicalização dos poemas, a descoberta do gosto pelo fado, a sua colaboração com Amália Rodrigues e Alain Oulman, alternado com capa do livro "Obra poética 1º volume" de David Mourão Ferreira. 35m51: José Pracana entrevista José Fontes Rocha, guitarrista e compositor, sobre a sua colaboração com Alain Oulman e Amália Rodrigues, o método de trabalho de Alain Oulman e o facto de atualmente tocar uma guitarra de Coimbra mas com afinação de Lisboa. 37m22: Continuação da entrevista a David Mourão Ferreira e a Vicente da Câmara sobre a musicalização de poemas e respetivas estruturas, o método de trabalho de Alain Oulman e o seu impacto na forma como poemas eram musicalizados, nomeadamente de Pedro Homem de Mello, poeta, a dupla tendência de existirem pessoas fiéis a uma tradição e as inovações que se vão criando no fado e o "Café Luso" enquanto "universidade do fado ou o santuário do fado", alternado com capas dos livros "Fandangueiro", "Povo que lavas no Rio" de Pedro Homem de Mello. 41m13: Maria do Rosário Bettencourt canta o fado "Fado José António" adaptado do poema "Labirinto ou não foi nada" de David Mourão Ferreira e o fado "Quatro Estações" adaptado do poema de David Mourão Ferreira. 46m12: José Pracana entrevista Amália Rodrigues, em sua casa, em Lisboa, sobre a sua escolha de poemas para cantar e respetivas estruturas, o momento em que leu o poema "Penas" do poeta Abílio de Guerra Junqueiro, a colaboração com Alain Oulman, alguns dos seus fados mais conhecidos, a musicalização de versos do poeta Vitorino Nemésio e dirige-se aos habitantes da ilha do Corvo, nos Açores, perguntando "Será que vocês gostam de mim?" alternado com retrato de Amália Rodrigues da autoria do pintor Eduardo Malta e retrato de Amália Rodrigues. 52m29: Continuação da entrevista a David Mourão Ferreira, Vicente da Câmara e José Fontes Rocha sobre os nomes atribuídos aos fados desde dedicatórias a pessoas ou a terras, homenagens ou excertos da própria letra e a história do fado "A moda das tranças pretas" escrito por Vicente da Câmara. 56m11: Vicente da Câmara canta o fado "Fado Marialva".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .