O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos

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Fruto da aventura bandeirante pelo interior brasileiro, o ouro de Minas Gerais constituiu o recurso necessário à proliferação da arquitetura barroca erigida no litoral do Brasil, no século XVIII, cuja história se inicia na Rota de Parati, porto de saída do ouro de Minas Gerais para Portugal. A formação de uma cultura luso-brasileira da qual o Barroco é expressão e Património da Humanidade e que nos conduz neste episódio às cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, e aos textos sobre aquelas localidades dos escritores Vitorino Nemésio, português, e Manuel Bandeira, brasileiro.

  • Nome do Programa: O Segredo de Ouro Preto e outros caminhos
  • Nome da série: O Barroco nos Caminhos do Ouro
  • Locais: Brasil
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação e roteiro: Reinaldo Varela Texto: Manuel Gama Realização: Reinaldo Varela
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Ouro Preto, vista da cidade; fachada de igreja de São Francisco de Assis; baixo-relevo representando aquele santo; fachada de Museu da Inconfidência Mineira (nome porque é conhecida a revolta abortada da capitania de Minas Gerais contra a Coroa Portuguesa em 1789); torre sineira com relógio; Escola de Minas, instalada no antigo palácio dos Governadores; populares sentados nos bancos de rua; ponte; fachada de Casa dos Contos; rua com populares; ladeira e fachada de igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; ponte com cruzeiro; casario e igreja de Santa Efigénia; floresta e montanhas; céu com Lua. Vista de cidade Envolvida por montanhas, casario, cemitério; torres de igreja de Nossa Senhora do Rosário; vista aérea de igreja de São Francisco; vista lateral de igreja Matriz do Carmo; populares sobem rua; varandas; chafariz de Ouro Preto no Largo Marília de Dirceu; mulher sobe rua; janelas; pedras de calçada. Exterior e interior da igreja de Nossa Senhora do Pilar, destaque para tecto e altar-mor; estátua de Nossa Senhora; altar-mor em talha dourada; tocheiros e sacrário, de estilo barroco; painéis de madeira das paredes laterais daquele templo; púlpito barroco em talha dourada; altares laterais; escultura de Santa Ana e de Nossa Senhora aprendendo a ler; altar lateral de Santo António; pormenores de talha destes altares representando anjos; imagem de Senhor dos Passos; ornamentos nas paredes da igreja. Vista noturna da cidade; candeeiros de iluminação pública; troço de estrada entre Ouro Preto e Mariana; fachada da Escola de Minas. Passagem de Mariana, igreja de Nossa Senhora da Glória; adro da igreja; vista da cidade de Mariana; vista parcial de largo principal com fachadas de igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo; estudantes descem ladeira; Pelourinho e igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo; ladeira e chafariz de São Francisco; varandas; casario e parte de fachada de igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção; campos; automóveis circulam em estrada. Sabará, vista da cidade; ponte sobre rio das Velhas; rio e vista de casario e igreja; monumento de homenagem a Borba Gata, superintendente das Minas de Sabará; homem percorre rua a cavalo; fachada de igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; torres sineiras e cata-ventos deste templo; carroça amarrada a árvore junto a esta igreja; chafariz do Kaquende e casario; fachada de igreja da Ordem Terceira do Carmo; escultura na porta principal da igreja; rua e igreja de Nossa Senhora das Mercês; fachada de igreja, nunca concluída, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; populares e carros em ruas da cidade; fachada de Casa Azul; capela de Nossa Senhora do Ó; retábulos de interior deste templo; altar-mor e estátua de Nossa Senhora do Ó; estátua de Santa Bárbara em altar lateral; pormenor de decoração de talha com motivos vegetais e animais; montanhas; caminho de terra batida e tabuleta a indicar estrada real; ponte sobre ribeiro; homens a cavalo atravessam ponte.

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