Na Austeridade Prioridade para a Ciência

00:26:48

Programa de divulgação científica, apresentado por António Manuel Baptista, sobre a atividade científica em Portugal e no Brasil, as células fotovoltaicas e a conversão da luz solar em energia elétrica, experiências sobre movimentos oscilatórios, e leitura de textos do orador e escritor Padre António Vieira e do físico Isaac Newton.

  • Nome do Programa: Na Austeridade Prioridade para a Ciência
  • Nome da série: Cientificamente
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: António Manuel Baptista
  • Temas: Ciência e Tecnologia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autores: José Moura Nunes, António Terrinha e António Manuel Baptista Produção: Santos Careto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

António Manuel Baptista, fala sobre os problemas financeiros que afetam as instituições e os projetos científicos em Portugal e no Brasil. 35m29: Separador "POR CIMA DAS NUVENS HÁ SEMPRE SOL CÉLULAS FOTOVOLTAICAS EM ÓRBITA": laboratório do Centro Física Molecular da Universidade de Lisboa: processo de conversão de energia através de células fotovoltaicas; esquema simplificado de célula; técnico executa experiência destinada à formação de célula; desenho de módulo espacial; fotografias e desenho de satélites com coletores solares; técnicos, em laboratório, verificam painéis solares; lançamento de foguetão; fotografia de projeto espacial com coletores solares e desenho explicativo do seu funcionamento; antena emissora e antena recetora de micro-ondas. 40m22: Separador "PARA OS JOVENS EM CIÊNCIA um capítulo de OVOLOGIA": técnico executa experiências sobre movimentos oscilatórios, intercalada com a representação em desenho dos pêndulos e dos recipientes e fórmulas matemáticas. 52m50: Separador "ANTOLOGIA TEXTOS PARALELOS ANTÓNIO VIEIRA E ISAAC NEWTON": António Manuel Baptista lê textos do orador e escritor Padre António Vieira e do físico Isaac Newton, caracterizando as suas posições perante os acontecimentos da época; leitura é intercalada com retratos, textos e capas de livros de Padre António Vieira e Isaac Newton e fotografia de telescópio.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .