Museu Grão Vasco
Programa apresentado por Paula Moura Pinheiro e dedicado às Pinturas de Grão Vasco, do pintor português Vasco Fernandes, o principal nome da pintura portuguesa quinhentista, nomeadamente o retábulo da Sé de Lamego que mostra o primeiro índio da história da arte ocidental, conforme nos explica a convidada Dalila Rodrigues, Historiadora de Arte.
Resumo Analítico
Exteriores do Museu Grão Vasco, em Viseu, conjunto de Pinturas de Grão Vasco de 1501, Paula Moura Pinheiro fala sobre o tema do programa. Grafismo com globo terrestre com destaque para a Península Ibérica e o território de Portugal com a cidade de Viseu assinalada, vistas de Viseu, muralhas, monumentos, Porta do Soar, exterior de capela, Paula Moura Pinheiro entra nas instalações do Museu Grão Vasco instalado no antigo palácio dos bispos no Largo da Sé, junto à Sé Catedral de Viseu, travelling pelo seu interior. Destaque para o primeiro índio do Brasil da história da arte ocidental que faz parte do retábulo iniciado em 1501-1502 que revestiu a capela-mor da Sé, iconografia de São Pedro e A Adoração dos Magos, uma série de 14 painéis sobre a vida de Cristo. Dalila Rodrigues faz a leitura do retábulo com os Reis Magos onde Melchior seria o Rei da Pérsia, Gaspar o Rei dos Árabes, e Baltazar o Rei dos Índios. O livro "A Carta" de Pêro Vaz de Caminha, de 1 de Maio de 1500 classificada pela Unesco como um dos textos mais relevantes da história da humanidade, é um documento que relata a D. Manuel I o que o seu autor viu nas terras do Brasil e na viagem com as tropas de Pedro Álvares Cabral, mapa antigo do Brasil, ilustração de caravela, ilustração do rei D. Manuel I. Retrato de Jean-Jacques Rousseau ladeado pelo seu livro "Do Contrato Social", desenho de um índio brasileiro, excerto da descrição dos mesmos por Pêro Vaz de Caminha, destaque para o painel da "Adoração dos Magos" com o índio exótico envergando calções, gibão de seda e sandálias ao modo ocidental mas com adereços orientais como penas e flecha. Exteriores da Catedral de Viseu e da Catedral de Lamego que tiveram exposto este retábulo, destaque para pormenores das várias tábuas, pintura retratando Cristóvão Colombo e manuscritos da sua autoria, ilustração de índios e mapa antigo do Brasil com plantas e flora indígenas. Dalila Rodrigues comenta a mudança do estilo gótico medieval para o do Renascimento onde o homem é o centro do universo com cenários de realismo descritivo, descrição deste retábulo que é um trabalho de conjunto de vários pintores percetível pelas diferenças entre cada painel, destaque para o painel da "Última Ceia" e para o painel de "Pentecostes", retábulo no geral. Detalhe do "São Pedro" pintado por Vasco Fernandes para a Sé de Viseu, hoje no Museu Grão Vasco em Viseu, um ícone da pintura de Grão Vasco, narração de dados biográficos de Vasco Fernandes o Grão Vasco. Quadro "A Última Ceia" ou "Instituição da Sagrada Eucaristia", de Vasco Fernandes, 1535, pormenores, tríptico "Lamentação Sobre o Corpo de Cristo, S. Francisco, Santo António", de Vasco Fernandes, 1520, destaque para a sua assinatura, "Pentecostes", de Vasco Fernandes, 1534-35, Sacristia da Igreja de Santa Cruz, Coimbra, destaque para a assinatura do pintor, "Assunção da Virgem", destaque para a gradação dos tons e para a expressividade da Virgem, "Anunciação", de Vasco Fernandes, 1506-11, Museu de Lamego, pormenores do rosto da Virgem e do Anjo S. Gabriel.