Museu Grão Vasco

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Programa sobre o Museu Grão Vasco, instalado no antigo palácio dos Bispos do século XVI, no centro histórico de Viseu, com destaque para algumas pinturas e esculturas do seu espólio.

  • Nome do Programa: Museu Grão Vasco
  • Nome da série: Vamos ao Museu
  • Locais: Viseu
  • Personalidades: Fernando Russell Cortez
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Jorge Moreira. Produção: Neves de Almeida. Realização: Perdigão Queiroga.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vistas gerais de Viseu e movimento de rua; fachada da Igreja dos Terceiros de São Francisco; candeeiros de rua; fachada da Igreja da Misericórdia de Viseu; fotografia aérea do Adro da Sé, sendo possível observar as instalações do Museu adjacentes à Sé de Viseu. 28m31: Declarações de Fernando Russell Cortez, diretor do museu, sobre as origens de Viseu, com recurso a pinturas ilustrativas da Sé de Viseu pelo pintor Domingo Rebelo, da porta dos cavaleiros e de trouço da muralha (com assinatura do autor); Fernando Russell Cortez destaca pintura que ilustra a feira de Viseu da autoria do Mestre Alberto Sousa e pintura ilustrativa do interior da Sé de Viseu, com ênfase para o órgão; Fernando Russell Cortez destaca pinturas a pastel ilustrativas do Jardim de Marzovelos e jardim barroco pelo Mestre Joaquim Lopes. 32m24: Fernando Russell Cortez destaca a colaboração existente entre os pintores na criação dos retábulos e alguns dos painéis que restaram do Retábulo da Sé, cujos temas relatam episódios da vida da Virgem e de Cristo, nomeadamente a "Ressurreição", "Pentecostes ou da Descida do Espírito Santo", "Adoração dos Reis Magos" e "Circuncisão" (painel que apresenta assinatura de Vasco Fernandes "Grão Vasco", pintor e mestre patrono do museu); pintura "Jesus em Casa de Marta e Maria" atribuída ao pintor Gaspar Vaz, ilustrativa da influência da pintura romana. 39m05: Fernando Russell Cortez destaca retábulo de São Pedro, com predelas de Santo Estevão, São Brás e São Roque, resultante da colaboração entre Vasco Fernandes e Gaspar Vaz, representativo do chefe da Igreja e Majestade, bem como da influência romana na pintura portuguesa quinhentista de base flamenga; retábulo "Pentecostes", anterior propriedade Capela do Espírito Santo da Sé de Viseu; retábulo "Calvário", atribuída à Escola de Viseu e oficina de Vasco Fernandes. 42m31: Pintura "Camões e as ninfas" do pintor Columbano Bordalo Pinheiro; pintura "Autorretrato" de Columbano Bordalo Pinheiro; escadaria de pedra junto a fragmento de retábulo sendo possível observar imagem da Senhora de Guadalupe no centro da autoria das Oficinas de Lisboa; quatro relicários de barro (relíquia de São Francisco Xavier, apóstolo das Índias); partes pertencentes a retábulo maneirista pertencente à Sé do Porto; figura feminina. 44m23: Vista geral de sala com figuras e pinturas religiosas; retábulo maneirista; figura barroca do século XVIII atribuída ao escultor Machado de Castro e tapete de Arraiolos por trás; figura da Virgem Conceição e tapete de Arraiolos; figura de São Francisco Xavier; figura da Virgem e tapete de Arraiolos; vista geral de sala com esculturas representativas do renascimento e das oficinas coimbrãs: figura de São Sebastião; escultura gótica: figura do início do século XIV e de "Padre Eterno"; figura de Santa Luzia do escultor Mestre Pero; vista de sala com esculturas. 47m46: Fernando Russell Cortez refere ação educativa do Museu; cartaz ilustrativo do serviço educativo do museu e respetivas atividades semanais; crianças em atividades recreativas; desenhos pendurados em quadro; pintura; interior do museu com pinturas e mobiliário; fotografia aérea do Adro da Sé, sendo possível observar as instalações do Museu, adjacentes à Sé de Viseu.

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