Mudam-se os Tempos, Muda-se a Paisagem

00:25:00

Primeiro episódio duma série de quatro, dedicada às questões relativas à emigração portuguesa. As mudanças na habitação, no transporte e vestuário, dos emigrantes. A síntese entre os costumes tradicionais e as novas exigências de consumo: automóveis e tratores substituem os carros de bois, e casas novas surgem nas aldeias no meio das casas tradicionais.

  • Nome do Programa: Mudam-se os Tempos, Muda-se a Paisagem
  • Nome da série: O Sonho do Emigrante
  • Locais: Portugal, Porto, Queiriga
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vista de uma aldeia do interior de Portugal: casas de pedra com telhados de colmo, casas antigas tradicionais, vivendas novas; rio, paisagem de floresta; 03m32: moradias de emigrantes; ruína junto ao rio; vista geral de aldeia, filmada a partir de um coreto; 04m12: residência de emigrante em construção; 04m55: Águeda, idosa caminha ao lado de boi que puxa uma carroça, por trás, casa de emigrante; mota com matrícula estrangeira; rosto de idosa; jovens; homem a conduzir tractor com atrelado; carros com matrícula francesa; ruína de casa de pedra e espigueiro; casas antigas e habitações recuperadas; residências de emigrantes com elementos dos países de destino da emigração. 06m46: Vista do Porto; declarações de Carlos de Sousa, jornalista, sobre o carácter tradicional português do interior das casas do emigrante português em contraste com o exterior das mesmas; moradias de emigrantes com cores berrantes, azulejos e alumínios. 08m49: Vila Nova de Paiva, Queiriga, sala de estar de casa de emigrante, Maria Marques, viúva de emigrante em França, junto à lareira da cozinha explica a concepção da sua cozinha em função dos costumes da aldeia e das necessidades da sua família; presuntos no fumeiro; forno de lenha para assar os cabritos e cozer a broa; fogão a gás; pavimento em mosaico; 11m57: Lucinda Marques, viúva de mineiro de Queiriga, conta como partia a couve para fazer o caldo e fala da sua actual solidão. 13m39: Cartazes das festas de Agosto nas aldeias; interior de igreja; andores; procissão de Nossa Senhora da Saúde, andores transportados por tractores, andor do Senhor dos Passos; banda a tocar; colchas brancas penduradas nas janelas à passagem da procissão; populares lançam foguetes; padre caminha com uma cruz nas mãos sob o pálio segurado por homens. 18m14: Jovens a conversar e homens a jogar cartas no largo de aldeia; grafismo com a percentagem de estudantes por distrito ligados à emigração; grafismo do mapa de Portugal com os principais destinos europeus da emigração portuguesa; grafismo com o mapa de Portugal representando as línguas de escolarização. 20m31: Marciano Balula Pimpão, presidente da Junta de Freguesia de Queiriga, e Adolfo Amaral Marques, professor, falam da importância dos emigrantes em Queiriga; exterior da escola primária; 22m44: cartaz da “Associação os Queiriguenses, campeã da III divisão da A. F. Viseu época 86/87”; jovens do rancho preparam a actuação numa eira da aldeia; depoimento de Manuel João Leitão, dirigente associativo, acerca da composição do Rancho folclórico de Queiriga; actuação do rancho.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .