Movimento – Parte I
Primeira parte do programa de caráter cultural dedicado a várias temáticas da sociedade, com reportagem sobre a profissão de taxista em Lisboa, com a participação de Augusto Macedo, taxista e proprietário do táxi mais antigo ainda em circulação na cidade, um Oldsmobile Cabriolet, modelo XT 303, fabricado pela General Motors.
Resumo Analítico
José Fialho Gouveia introduz o tema, de pé em cima do estribo do táxi mais antigo de Lisboa, no Largo da Gare Marítima de Alcântara e entrevista Augusto Macedo, ao mesmo tempo que circulam pela cidade, sobre a profissão de taxista, a ausência de acidentes, a data de obtenção da carta de condução, o porquê de manter a viatura, quilometragem da viatura e média mensal de quilómetros percorridos, manutenção, consumo e média horária e valor da bandeirada alternado com táxi circula no Terreiro do Paço, Rua Augusto e Praça do Rossio, grelha e faróis e taxímetro. 07m50: Augusto Macedo refere o tipo de clientes, gorjetas, recordações de clientes regulares, a bandeirada e preço da gasolina em 1928, as alterações do tráfego em Lisboa e a participação como figurante em filmes alternado com táxi circula na Avenida da Liberdade, Praça Marquês de Pombal e Rua do Carmo; traseira do táxi e placa de matrícula. 14m35: Táxi circula na Avenida Alexandre Herculano; matrícula do automóvel; chegada do táxi à Praça da Gare Marítima de Alcântara; Augusto Macedo sai do táxi juntamente com José Fialho Gouveia e conversam sobre o preço do automóvel em 1928, o valor das ofertas que tem recebido e a intenção de oferecer a viatura ao Museu do Automóvel no Caramulo quando se reformar, despedem-se e o taxista entra na viatura e abandona o local; armazéns e gruas portuárias.